Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI é selecionada para compor Comitê Científico do programa internacional Future Earth

GEspindola_500x500.png

Profª. Drª. Giovana Mira de Espindola selecionada para compor Comitê Científico do programa internacional Future Earth

A Profª. Drª. Giovana Mira de Espindola, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), e professora do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPI, foi selecionada para compor o Comitê Científico do programa internacional Future Earth.

A professora foi escolhida por meio de uma seleção internacional que levou em consideração o equilíbrio entre áreas do conhecimento, gênero e representação geográfica. Os nomes selecionados este ano atuarão por dois anos, com início em fevereiro de 2017, e foram escolhidos de diversos países, do Brasil ao Quênia, e da Noruega à Índia.

O Future Earth é uma aliança internacional que busca reunir cientistas de todas as áreas em um projeto interdisciplinar, visando coordenar pesquisas e políticas voltadas para a sustentabilidade, sendo ainda uma iniciativa do International Council for Science (ICSU), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e de outras instituições científicas internacionais.

A ideia do programa é atuar como uma plataforma global para pesquisa em sustentabilidade, conectando as agendas de pesquisa de cientistas do mundo inteiro, das ciências naturais às sociais, incluindo as engenharias, de modo a tornar mais eficazes a compreensão e a previsão das mudanças ambientais e criar soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente, buscando a melhor maneira de se fazer a transição para uma economia sustentável.

Para a Profª. Drª.  Giovana, a nomeação é  importante, pois mostra a relevância das discussões ambientais no âmbito do Piauí, do Nordeste e do Brasil. “Trata-se de uma oportunidade única para inserir nossa agenda de pesquisa local num contexto global, contribuindo para a internacionalização do nosso programa de pós-graduação e da própria UFPI”. concluiu

Como parte deste processo de nomeação, Giovana irá participar da reunião anual do Future Earth que acontecerá em Montreal de 17 a 23 de Março.

O anúncio em inglês pode ser acessado pelo o link