Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta Semana de Acolhimento aos novos residentes da UFPI

Aberta Semana de Acolhimento aos novos residentes da UFPI

HU_1.jpg

Na tarde dessa quinta-feira (2), foi realizada a abertura da Semana de Acolhimento aos Novos Residentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A Solenidade contou com a presença de professores, preceptores, residentes e comunidade acadêmica da área de saúde, que lotaram o auditório do Hospital Universitário (HU-UFPI). O evento segue até sábado, com palestras.

HU_41.jpg

Vice-Reitora Nadir Nogueira destacou excelencia do HU-UFPI na capacitação de profissionais

Presente no evento, a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, lembrou do crescimento do HU-UFPI. "Sempre que venho neste hospital percebo o entusiasmo com que aqui se trabalha. Por isso, acreditamos no crescimento do HU-UFPI, seus profissionais têm compromisso com a qualidade”, disse. Em três anos, O HU-UFPI passou de duas para 21 especialidades, em seus programas de residências – Médica, Multiprofissional e Área Profissional da Saúde.

O Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Parente, também lembrou do crescimento do Hospital, mas ressaltou que é preciso avançar mais: “Tivemos um exponencial crescimento, todos os cursos da área de saúde estão no HU e os de outras áreas estão começando a entrar, com solicitações de estágios, por exemplo. Mas queremos ampliar, porque temos capacidade”, concluiu. Ainda este ano, o HU-UFPI planeja instalar mais duas especialidades no Programa de Residência Médica: Patologia e Endoscopia. Planeja também a instalação da Unidade Coronariana (Uco), com a criação de 10 leitos de UTI, e iniciar as tratativas com vistas à transformação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), bem como conseguir a habilitação em Neurocirurgia, junto ao Ministério da Saúde.

“É perceptível que houve um crescimento aqui, através da gestão, o histórico mostra isso”, disse a Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do MEC, Dra. Rosana Leite de Melo, que, além de compor a mesa de abertura, proferiu logo em seguida dentro da Programação do evento, a palestra “Perspectiva da Residência Médica no Brasil”.

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Profa. Dra. Marta Alves Rosal, apresentou um histórico da evolução do Hospital. “O HU-UFPI tem demonstrado uma inquestionável evolução quantitativa e qualitativa, aumentando oferta e garantindo qualidade de Programas de Residências e de serviços”, observou. Em 2016, foram feitas quase 82 mil consultas ambulatoriais em 105 especialidades, um aumento de 5,63% em relação ao ano anterior. Houve incremento também nos exames de Alta Complexidade, mais de 20 mil em 2016, crescimento de 4,49%, quando comparado a 2015. Já o número de internações teve um crescimento de 29,06% em relação a 2015, sendo mais de 4 mil internações realizadas em 2016. A quantidade de cirurgias, quase 5 mil em 2016, aumentou 78,29% em relação ao ano anterior.

Além do HU-UFPI, os Programas de Residência da UFPI mantêm convênios com o Hospital Aerolino de Abreu, com o Hospital Infantil Lucídio Portela, com o Hospital Getúlio Vargas, com o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e com a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

“A equipe da UFPI é muito boa, nos dará o melhor para podermos atuar profissionalmente”, disse Laís Portela, médica e nova residente (R1) em Pediatria. Já para Samuel Estevan, farmacêutico e também R1, o Programa de Residência Multiprofissional em Farmácia lhe permitirá ter um conhecimento amplo. “Aqui, o profissional passa desde as análises clinicas até a Farmácia Central, passando pelo Centro Cirúrgico, enfim, por todos os setores”, diz. Para Regina Bezerra, médica e R1 em Anestesia, ingressar no Programa de Residência Médica da UFPI “é uma realização profissional”.

Também estiveram presentes no evento, o Pró-Reitor de Ensino de Pós-graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder da Cunha; a Coordenadora da Residência Médica, Profa. Dra. Catarina Pires, e a Profa. Dra. Maria do Rosário Ribeiro, que representava a Profa. Dra. Elisiane Gomes Bonfim, Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional.

HU_3.jpg

HU-UFPI oferece 21 especialidades, em seus programas de residências – Médica, Multiprofissional e Área Profissional da Saúde

Veja a reportagem:

play-hu.jpg