Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Compostos Metálicos como nova Modalidade de Terapia Clínica é tema de palestra
Início do conteúdo da página

Compostos Metálicos como nova Modalidade de Terapia Clínica é tema de palestra

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

CARDÁPIO_SEMANAL_INTERNET.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Química, convida a todos para a palestra “Fotoatividade de Compostos Metálicos como nova Modalidade de Terapia Clínica. Aspectos Químicos, Fotoquímicos e Fotobiológicos”. A apresentação acontecerá na próxima quarta-feira (08) às 9hs no auditório do Departamento de Química e será ministrada pelo o Prof. Dr. Roberto Santana, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP.

O evento focará sobre a possibilidade de utilização de compostos de coordenação em processos relacionados a câncer, vasodilatação e ação antichagásica. Além disso, será discutida a correlação entre propriedades fundamentais e aplicações em terapia clínica. 

A Fotoatividade de Compostos Metálicos constitui-se de uma classe de substâncias passível de apresentar atividade para uma vasta quantidade de doenças. Geralmente sua ação se dá por interação específica com biomolécula, na qual o íon metálico tem características de modificar sítios de interação ou mesmo alterar sua função biológica. Dentre estas possibilidades de uso, encontra-se uma ação ainda pouco explorada desta classe de compostos, relativo a fotoativação molecular.

Na oportunidade, Roberto Santana participará da banca de dissertação do mestrando Caio Lennon Chaves Carvalho, orientando do Prof. Dr. Welter Cantanhêde do referido programa. 

Currículo do Prof. Dr. Roberto Santana

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C;Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP); Pós doutorado pela York University (1993-1994) e University of Santa Barbara (2006);professor visitante National Institute of Health – 2008; Professor titular pela FCFRP-USP - Dez/2010; Revisor de periódicos, dentre os quais, Journal of thhe American Chemical Society, Inorganic Chemistry, Angewndte Chemie, Inorganica Chimica Acta, Polyhedron, entre outros. Membro da Sociedade Brasileira de Química e American Chemical Society. Estuda bioatividade de compostos de coordenação envolvendo principalmente compostos doadores de óxido nítrico; atua também na área de terapia fotodinâmica. Seu trabalho está relacionado a interdisciplinaridade da área congregando vários núcleos de pesquisa relacionados ao tema em estudo - Aspectos químicos e biológicos de óxido nítrico

Fim do conteúdo da página