Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisadores do NE em Meio Ambiente se reúnem em Teresina

Pesquisadores do NE em Meio Ambiente se reúnem em Teresina

Prodema_simbolo.jpg

Estudantes e professores de mestrado e doutorado de sete estados do Nordeste se reúnem em Teresina de 13 a 18 de março. Os pesquisadores participam da aula inaugural, realizada anual e alternadamente entre as sete instituições que compõem a Rede de Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). A solenidade de abertura acontece no cineteatro da UFPI, no dia 13, às 18 horas.

meio_ambiente.jpg

Coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES, Carlos Alberto Cioce Sampaio, ministra palestra durante evento

A abertura do evento contará com a palestra do Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da Área de Ciências Ambientais da CAPES. O tema será “Bem viver para a próxima geração: entre subjetividade e bem comum a partir da perspectiva da Ecossocioeconomia”.

Nos dias subsequentes, constam na programação reuniões com a CAPES e as coordenações das universidades, docentes e discentes, tendo como perspectiva a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente no cenário nacional. As atividades serão realizadas no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI.

“É oportuno ressaltar a importância do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente para o estado do Piauí, considerando que já foram disponibilizados para o mercado profissionais qualificados em nível de mestrado e doutorado (212 mestres e 23 doutores) tanto na docência como na área técnica”, destaca o coordenador do doutorado no Piauí, Prof. João Batista Lopes.

Durante o período, além de reuniões sistemáticas com as coordenações dos programas, docentes, e discentes, será ministrada a disciplina “Meio Ambiente e Interdisciplinaridade” para os alunos que ingressarão no doutorado em 2017 de todas as IES.

A Rede Prodema é composta pelas seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal do Piauí, (UFPI), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz /Bahia (UESC).