Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GCUB E CNPq realizam reunião para discutir nova parceria
Início do conteúdo da página

GCUB E CNPq realizam reunião para discutir nova parceria

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

grupo coimbra

Membros da nova Diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Os membros da nova Diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foram recebidos, na última segunda-feira, 13 de fevereiro, pelo Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Professor Doutor Mario Neto Borges, na sede do CNPq em Brasília, para discutir uma nova parceria entre as instituições.

O Presidente do GCUB, Professor Doutor José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI fez uma breve explicação sobre as atividades grupo na área de ciência, tecnologia, e inovação. Na sequência, a Diretora Executiva do GCUB, Professora Doutora Rossana Valéria de Souza e Silva, frisou as parcerias que o grupo possui com órgãos governamentais no Brasil e no mundo, que viabilizam a cooperação estratégica com universidades e institutos de educação superior. Destacou-se, ainda, a importância de retomar uma parceria formal com o CNPq para realizar novas atividades e ampliar programas e projetos do grupo nos próximos anos.

O Presidente do CNPq agradeceu a presença de todos, e destacou que a internacionalização universitária é um dos objetivos de sua gestão. Afirmou, também, que acompanha o trabalho do grupo (esteve presente no VI Seminário Internacional e VII Assembleia Geral do GCUB, realizado em Natal/RN, no ano de 2013), e ressaltou a importância da parceria com as 77 universidades que integram o GCUB, no sentido de promover melhores práticas na internacionalização do ensino superior no Brasil.

Estiveram presentes na reunião: o Presidente do CNPq, Professor Doutor Mario Neto Borges; O Presidente do GCUB, Professor Doutor José de Arimatéia Dantas Lopes (Reitor da Universidade Federal do Piauí - UFPI); a 2ª vice-presidente do GCUB, Professora Doutora Cleuza Maria Sobral Soares (Reitora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG); o 3º vice-presidente do GCUB, Professor Doutor Marcelo Fernandes de Aquino (Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS); os membros do Conselho Fiscal do GCUB: Professor Doutor Klaus Werner Capelle, Reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e o Professor Doutor Luiz Pedro San Gil Jutuca, Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); além da Diretora Executiva do GCUB, Professora Doutora Rossana Valéria de Souza e Silva, e o senhor José Pinheiro Machado Neto, Coordenador de Eventos do GCUB.

Fim do conteúdo da página