Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto AgriPesca disponibiliza pescado e hortaliças aos estudantes da Residência Universitária em Parnaíba

Está sendo realizado no Campus Ministro Reis Velloso, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Parnaíba, o Projeto AgriPesca, que tem como principal objetivo o desenvolvimento e a manutenção do cultivo de vegetais e peixes em ambiente controlado para uso comum dos discentes da Residência Universitária.

projeto parnaiba 1

Unidade piloto do Projeto AgriPesca apresenta os primeiros resultados

O projeto é coordenado pelo Técnico-Administrativo Engenheiro de Pesca Luiz Gonzaga Filho, e é executado por uma equipe de servidores do Campus: Heully Fernandes (Eletrotécnico), Fernanda Maria (Psicóloga do Núcleo de Apoio Estudantil - NAE) e Ednelda Brito (Nutricionista do Restaurante Universitário CMRV); e conta com a participação dos discentes do Curso de Engenharia de Pesca Fabio Costa, Sayomara Vieira, Iam Felipe, Igor Antonyo, Edinaldo de Lima, além dos estudantes da REU do Campus CMRV Francisco Leanderson, Francisco Everardo, Leila Pereira, Cássio Marques, Manoel Brito dentre outros.

No projeto os estudantes recebem treinamentos/práticas sobre as técnicas básicas de manejo de um sistema aquapônico sob a perspectiva interdisciplinar, de forma a desenvolver na residência um sistema simples de produção de alimentos.

projeto parnaiba 2

Discentes realizando manejo semanal de manutenção e limpeza

Atualmente o AgriPesca trabalha com 2 espécies de peixes (tilápias e tambatingas) e duas espécies vegetais (alface crespa e couve). O projeto, além da produção sustentável e de baixo custo de alimento visa estender a prática desta modalidade de cultivo para toda a comunidade acadêmica do Campus CMRV, constituir uma unidade demonstrativa de produção de peixes e hortaliças para uso em capacitações e exposição como modelo sustentável de produção, promovendo a interdisciplinaridade e multiprofissionalidade.

O Diretor do Campus, Prof. Alex Marinho, explica que esse é um projeto piloto do Campus, que surgiu a partir da ideia de um aluno do Curso de Fisioterapia, e que está em execução há apenas seis meses. "Esse é um projeto que tem um custo muito baixo, que oferece autonomia para a Residência Universitária, com a produção de peixes e hortaliças, e a ideia é expandirmos para o Campus todo, com a instalação de 25 unidades iguais a que foi feita no projeto piloto. Estamos colhendo os primeiros resultados, e precisamos sempre buscar alternativas dessa natureza", afirma.

projeto parnaibaColheita de alface crespa