Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto apoiado pela UFPI lança Mapa de Região Ecológica do Babaçu

Projeto apoiado pela UFPI lança Mapa de Região Ecológica do Babaçu

1 Mapa sendo entregue ao governadro

Mapa sendo entregue ao Governador do Piauí, Wellington Dias

O Mapa da Região Ecológica do Babaçu, produzido pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), em parceria com o Movimento das Quebradeiras de coco Babaçu (MIQCB), foi apresentado no Palácio de Karnak, no dia 26 de janeiro de 2017, com o intuito de revelar a extensão, a atuação e a representação dos movimentos sociais e formas organizativas na “Região Ecológica do Babaçu”. O mapa é resultado de pesquisas de campo realizadas nas áreas de maior incidência da palmeira de babaçu em quatro estados: Maranhão, Piauí, Pará e Tocantis.

O evento contou com a participação de uma delegação de quebradeiras do MIQCB, representantes do Sindicato de Trabalhadores/as Rurais, Comissão Pastoral da Terra, EFA Soinho e do EFA Cocais. Além do Governador Wellington Dias, estiveram presentes secretários de governo, a Prefeita de São João do Arraial, Senadora Regina Souza e o representante da Universidade Federal do Piauí, Prof Dr. Miguel, Pró-reitor de Extensão, que manifestou apoio ao trabalho realizado.

3 Prof. Dr. Miguel Cavalcante manifestando apoio ao trabalho de cartografia social dos babaçuais

Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Miguel Cavalcante, demonstra apoio ao trabalho de cartografia social dos babaçuais

O mapa foi apresentado pelos pesquisadores do PNCSA (Carmen Lima - UFPI, Jurandir Novaes – UFPA e Alfredo Wagner – UEA/UFAM) e a Coordenadora Geral do MIQCB (FranciscaSilva Nascimento), que ao final da solenidade, entregou ao governador a Carta de Repúdio ao MATOPIBA. Entre as pautas de reivindicações das quebradeiras, merece destaque a necessidade de regularização fundiária e da aprovação da Lei do Babaçu Livre, que tramita na Assembleia do Estado do Piauí.

O evento contou ainda com a presença do grupo de pesquisadores do PNCSA de várias universidades: Universidade Federal do Piauí, (UFPI), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Federal do Sul do Pará (UNIFESPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Tocantins (UNITINS). O Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA/UFAM) e a Prof. Dra. Rosa Marin Acvedo (UFPA), coordenadores gerais do PNCSA, também compareceram à solenidade.

No Piauí, a coleta de dados foi realizada pela Professora Doutora Carmen Lúcia Silva Lima (DCIES/PPGANT da UFPI), Arydimar Vasconcelos Gaioso (UEMA) e Davi Pereira Junior (Universidade de Austi, Texas/USA). O trabalho de campo foi constituído, simultaneamente, por visitas e reuniões com a coordenação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais (Madeiro, Luzilândia, Esperantina, Porto, São João do Arraial, Barras, Miguel Alves e União), Escola Família Agrícola do Cocais (EFA COCAIS), Escola Família Agrícola SOINHO (EFA SOINHO), Centro de Educação, Assessoria Ambiental (CEAA), Associação de Quebradeiras de Coco de Miguel Alves, Comissão Pastoral da Terra e Comunidade Santa Rita / União. As situações indicadas pelos movimentos sociais foram geo referenciadas e registradas através de recursos audiovisuais.

2 Prof. Dr. Carmen Lima falando sobre a situação dos babaçuais no Piauí

Prof. Dra. Carmen Lúcia fala sobre a situação atual dos babaçuais

Além dos dados mencionados, integram o acervo da pesquisa informações coletadas em agências tais como Instituto de Terra do Piauí (ITERPI), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).