Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UFPI forma estudantes em mais três municípios piauienses

CEAD/UFPI forma estudantes em mais três municípios piauienses

Foto_1.JPG

Da esquerda para direita segue Prof.ª Lívia Nery; Diretor do CEAD, Gildásio Guedes; coordenador do polo, Francisco Gildázio e Prof.ª Conceição Prado

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) formou cerca de 170 alunos no último fim de semana. As turmas concludentes são dos cursos de Licenciatura em Matemática, Biologia, Inglês, Filosofia e Pedagogia dos Polos de Apoio Presencial dos municípios de Buriti dos Lopes, Castelo do Piauí e Monsenhor Gil.

Buriti dos Lopes

Solenidade de Colação de Grau em Buriti dos Lopes

Na sexta-feira (20), setenta e cinco alunos colaram grau em Buriti dos Lopes, sendo 24 do curso de Matemática, 25 de Biologia e 26 de Letras Inglês. A solenidade foi presidida pelo Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, com a presença do coordenador do polo de Buriti dos Lopes, Francisco Gildázio; da coordenadora do curso de Biologia, Conceição Prado; da coordenadora do curso de Inglês, Lívia Nery; do prefeito de Buriti dos Lopes, Junior Percy; da secretária municipal de educação, Iane Portela, e demais professores homenageados.

Coordenadora_do_curso_de_Inglês_Lívia_Nery-.JPG

Coordenadora do Curso de Inglês, Profa. Dra. Lívia Nery

Representando os Paraninfos, a professora Lívia Nery parabenizou todos os formandos e destacou suas trajetórias de superação.

“Há 4 anos vocês se deslocavam de suas cidades para fazer o vestibular. Ingressaram nesta forma de ensino que é a EaD [Educação a Distância]. Organizaram suas vidas para realizarem seus sonhos. Superaram a si mesmos. Escolheram a docência e hoje são também responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade. Estamos muito orgulhosos de vocês!”, ressaltou a coordenadora.

Concludente_do_curso_de_Licenciatura_em_Letras_Inglês_Keytiane_Araújo-.JPG

Concludente do curso de Licenciatura em Letras Inglês, Keytiane Araújo

Para a concludente do curso de Licenciatura em Letras Inglês, Keytiane Araújo, esta é uma experiência única. “Eu tinha o sonho de cursar Inglês. Quando apareceu a oportunidade na modalidade a distancia eu resolvi tentar. No início senti dificuldades, assim como muitos colegas, mas com o passar do tempo fomos nos adaptando, especialmente na questão das tecnologias, e hoje estamos aqui. O curso foi muito proveitoso, quem tiver esta oportunidade eu recomendo que aproveite”, afirmou Keytiane.

Diretor_do_CEAD_Prof._Dr._Gildásio_Guedes.JPG

Diretor do CEAD, Prof. Dr. Gildásio Guedes

Em seu discurso, o diretor do CEAD saudou os alunos e frisou a EaD no Piauí. “Há 10 anos a Universidade Federal do Piauí estava presente apenas em Teresina e em mais 4 cidades. Hoje estamos em mais de 40 municípios, percorrendo de Luís Correia à Corrente, formando licenciados e Bacharéis. Deixamos de ser a Universidade de Teresina para sermos, de fato, a Universidade do Piauí. Muito obrigado por acreditarem na UFPI”, finalizou o diretor.

Castelo do Piauí

Com um total de 64 concludentes, a solenidade de Colação de Grau em Castelo do Piauí formou 24 alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia e 40 de Matemática no último sábado (21).

Segundo o coordenador do polo de Castelo do Piauí, Francisco Matos, a Educação a Distância dá oportunidade e contribui com o município desde 2007, quando foi inaugurado o polo na região.

“A EaD oportuniza o curso superior para pessoas que não têm condições financeiras de se deslocar para um grande centro como Teresina, por exemplo. Além disso, percebemos também a qualidade do ensino, pois a maioria do nosso alunado já está sendo aproveitada no mercado de trabalho antes mesmo de concluir o curso e, quando são realizados testes seletivos ou concursos, sempre algum aluno está presentes na lista dos aprovados”, afirmou.

Além do coordenador do polo de Castelo, estiveram presentes na solenidade o Diretor do CEAD, Gildásio Guedes; a coordenadora do curso de Filosofia, Elnora Gondim; o deputado estadual Wilson Brandão; o representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Orisvaldo Castro; o coordenador do polo de Campo Maior, Augusto Filho; e os prefeitos José Magno (Castelo), Oscar Bandeira (Sigefredo Pacheco) e Valmir Soares (Buriti dos Montes).

Castelo_-_Concludente_do_curso_de_Filosofia-_Cícera_Poliana_-.JPG

Concludente do curso de Filosofia, Cícera Poliana

Cícera Poliana, concludente do curso de Filosofia, conta como iniciou o curso e os planos para o futuro. “Dentre os cursos ofertados na época resolvi escolher a filosofia, pois era o que eu mais gostava. Ao decorrer do curso fui me identificando e hoje amo a Filosofia. Por meio dela mudei muito minha vida. Aprendi a ver as coisas de forma diferente, aceitar determinadas situações, mas também questionar de forma adequada quando necessário. Quero seguir em frente, repassar o que aprendi para meus alunos e me aperfeiçoar cada vez mais”, declara.

Monsenhor Gil

Também no sábado, 38 alunos de Pedagogia colaram grau em Monsenhor Gil, município localizado a 65 quilômetros de Teresina. A solenidade foi presidida pelo vice-diretor do CEAD, Prof. Dr. Milton Batista, e contou com a presença de professores homenageados, familiares e amigos dos formandos.

Confira mais fotos:

Diretor_do_CEAD_e_coordenador_do_Polo_entregam_diploma_simbólico_a_formando.JPG