Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Enfermagem da UFPI realiza campanha em prol do Janeiro Branco
Início do conteúdo da página

Curso de Enfermagem da UFPI realiza campanha em prol do Janeiro Branco

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Janeiro_branco_-foto_04.jpg

Estudantes durante a campanha janeiro Branco 

Na manhã desta segunda-feira (23), o Curso de Enfermagem realizou atividades referentes à campanha nacional Janeiro Branco que alerta sobre a importância de se cuidar da Saúde Mental para viver com mais qualidade de vida e bem-estar.

 A ação foi desenvolvida pelo grupo do “Projeto Ser, Saber, Ouvir, Viver”, que consiste em um projeto de valorização da vida e prevenção ao suicídio desenvolvido na UFPI, no Departamento de Enfermagem, coordenado pela Prof. Dra. Márcia Astrês Fernandes. A atividade contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação. Durante o evento foram realizadas conversas educativas com os servidores, estudantes e comunidade em geral que circulavam pela UFPI nesta manhã, com a distribuição de panfletos esclarecendo sobre a campanha que tem como lema: “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”.

Janeiro_branco_-foto_03_site.jpg

Planfetos do evento

Na oportunidade, também foi abordado a necessidade de estimular a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, visto que estudos apontam que aproximadamente 90% das pessoas que cometeram o ato, estavam sofrendo de algum transtorno mental, dentre os quais a depressão, dependência química, ansiedade grave, crises de pânico, agitação e insônia. Pesquisas recentes também revelam um crescimento significativo de suicídio que vem aumentando ano a ano, em especial, no ensino superior, tornando- se um dado alarmante no Brasil e no mundo.

A Prof. Dra. Márcia Astrês Fernandes, avaliou a ação como positiva. "A atividade foi bem recebida pelo público. Durante a ocasião, se aproveitou para esclarecer dúvidas, perguntar sobre mitos e verdades que envolvem o tema e principalmente receber informações sobre os serviços de saúde que disponibilizam ajuda especializada gratuita", concluiu.   

Janeiro_branco_-foto_01_site.jpg

Fim do conteúdo da página