Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Agronomia da UFPI visitam setor agrícola da Serra da Ibiapaba no Ceará

organicos_5.jpg

Alunos do curso de Engenharia Agronômica da UFPI de Teresina visitaram, no período de 12 a 14 de janeiro, empreendimentos agrícolas na Serra da Ibiapaba no Ceará. A região é um reconhecido polo de produção de hortaliças e frutas, e que também tem se destacado nos últimos anos na produção de flores. Na ocasião, os 38 alunos e 4 professores visitaram a empresa Marovinos, especializada na produção de maracujá e ovinos de elite; um produtor de mudas hortícolas e de húmus, da Cooperativa de Viveristas da Ibiapaba; a empresa Reijers, produtora de flores; a Associação dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba, um produtor de morangos; e o Sítio São Francisco, um dos maiores produtores de hortaliças orgânicas do Ceará.

orgânico_6.jpg

Participaram da visita os alunos das disciplinas de Extensão Rural, Irrigação, Fruticultura e Sistema de produção Orgânica e seus respectivos professores, Almir Bezerra, Carlos Lima, Gabriel Barbosa e Darcet Souza. Durante a visita, o grupo foi recepcionado por engenheiros agrônomos egressos da UFPI e que atuam na região em distintos setores, como a Conceição Sobrinha e Lidiane Machado da ADAGRI, Luis de Melo presidente da Associação do Comércio Agropecuário de Ibiapaba, Maicon Sousa e Rudson Feitosa da Reijers. Na oportunidade, o grupo pode verificar a preocupação atual do setor agrícola local com a sustentabilidade na produção e conheceu algumas práticas voltadas para este fim, como controle biológico de pragas, sistemas de produção em estruturas teladas, a produção de compostos com rejeitos da produção e a biofertilização.

orgânico_2.jpg

Para o coordenador do Curso de Eng. Agronômica, professor Dr. Darcet Costa Souza, visitas técnicas são importantes na formação dos futuros agrônomos, por propiciar uma aproximação dos discentes com a realidade do mercado de trabalho e permitir que práticas já discutidas em sala de aula sejam vivenciadas no campo. A viagem que contou com a organização dos discentes Jorge Amaral e Sara Bezerra, sob supervisão dos professores participantes e da coordenação de curso, foi considerada um sucesso pelos estudantes que regressaram com novas ideias e muito entusiasmo. É a UFPI aproximando os estudantes da realidade do campo.

orgânicos_4.jpg