Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGMAT realiza solenidade de abertura da escola de verão

PPGMAT realiza solenidade de abertura da escola de verão

AUDITORIOMATEMATICA.jpg

Aconteceu na tarde desta segunda-feira (16) a solenidade de abertura da escola de verão do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Piauí (PPGMAT/UFPI). O evento foi realizado no auditório Afonso Sena localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN) e tem como intuito oferecer atividades que visam incentivar o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento matemático nos diferentes níveis.

mesamatematica.jpg

Mesa de abertura da escola de verão da UFPI

Estiveram presentes na mesa o Coordenador do PPGMAT, Prof. Dr. Jose Francisco Alves de Oliveira; o Vice-Coordenador do PPGMAT, Prof. Dr. Newton Luís Santos; o palestrante Prof. Dr João Xavier da Cruz Neto; o Coordenador do Curso de Graduação em Matemática, Jurandir de Oliveira Lopes; e o Chefe de Departamento do Curso, Prof. Dr. Jefferson Cruz dos Santos Leite.

DSC_0361.JPG

Organizador do evento, Prof. Dr. Jose Francisco Alves De Oliveira

O organizador do evento, Prof. Dr. Jose Francisco Alves De Oliveira fala sobre o benefício para a comunidade através da Escola de Verão. “Nosso objetivo é promover a divulgação do conhecimento matemático, por meio de cursos, minicursos, palestras e seminários, assim fortalecendo o desenvolvimento desse conhecimento para a comunidade em geral. Já que neste ano estão participando pessoas de outros estados, como da UFPB, UFC, dos Institutos Federais do Piauí e Maranhão e escolas de ensino médio local”, concluiu.

palestrante01.jpg

Palestrante Prof. Dr João Xavier da Cruz Neto

Um dos palestrantes da Escola de Verão, Prof. Dr João Xavier da Cruz Neto falou sobre a importância do minicurso "Introdução à Análise Real". “O minicurso Introdução à análise real é relevante para a comunidade acadêmica, pois essa disciplina selecionava os alunos para o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Entretanto, atualmente a seleção é feita através de uma prova, apesar disso, o intuito do minicurso no evento é incentivar os alunos para outros processos seletivos”, finalizou.

A escola de verão da UFPI acontece desde 2009 e é de iniciativa do curso de matemática. O evento acontece entre o período de 03 de janeiro a 03 de março no Departamento do Curso no CCN.

Confira mais informações:

LISTA DE INSCRITOS

LOCAIS DAS ATIVIDADES

PALESTRAS

CURSOS OFERECIDOS:

I. Introdução à Análise Real (Iniciação científica- Início em 16/01)

Obs: Esse curso servirá também como preparatório para o Processo Seletivo para ingresso no mestrado Acadêmico em Matemática da UFPI, biênio 2017-2018. Aos interessados em prestar o exame de Seleção, serão oferecidas  paralelamente atividades de resolução de problemas com o conteúdo de análise real.

Profs. João Xavier da Cruz Neto & Jurandir de Oliveira Lopes

II. Análise no Rn (mestrado)

Prof. Paulo Alexandre Araujo Sousa

III. Introdução à Análise Funcional (mestrado)
Prof. José Francisco Alves de Oliveira

MINICURSOS:

I. Escrita de textos científicos em Latex

Prof. Carlos Humberto Soares Júnior (UFPI)

II. Formas Canônicas Racional e de Jordan

Prof. Leandro de Freitas Pessoa (UFPI)

III. Espaços L^p e espaços de Sobolev

Prof. Gilcenio Rodrigues de Sousa Neto (UFPE)

IV. Convexidade e Desigualdades

Prof. João Carlos de Oliveira Souza (UFPI)

OFICINAS:

I.  Oficina de Resolução de Problemas (Olimpíadas!)

Prof. Newton Luis Santos

II. Jogos Matemáticos

Prof. Newton Luis Santos

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

- João Xavier da Cruz Neto

- Jefferson Cruz dos Santos Leite

- Carlos Humberto Soares Junior

- José Francisco Alves de Oliveira

- Leandro de Freitas Pessoa

- Marcondes Rodrigues Clark

- Rondinelle Marcolino Batista

- Isaias Pereira de Jesus