Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programas de acolhida aos alunos internacionais: informações e prazos de inscrição

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) experimenta um expressivo aumento na demanda de alunos estrangeiros que procuram a Instituição com o objetivo de estudar e conhecer a língua e a cultura. Recebe-se estudantes de graduação e de pós-graduação que permanecem na UFPI, como alunos em mobilidade internacional, pelo período de seis meses a dois ou quatro anos.

Segundo a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama, os alunos internacionais que a UFPI recebe são em sua maioria latinos e este semestre a Intituição receberá em média 24 alunos de graduação e pós-graduação. "Para ajudar na acolhida desses alunos, a Assessoria Internacional disponibiliza os Programas Amigo Internacional UFPI e Acolhida ao Estudante Internacional, facilitando a troca de experiências entre os alunos, oportunizando o conhecimento de outra língua e cultura, e ampliando o interesse dos alunos em participar de programas de intercâmbio", explica.

betraizgama

Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama, explica como funcionam os programas

Programa Amigo Internacional UFPI

Tem o objetivo de ajudar o intercambista matriculado na nossa universidade na integração com a comunidade e cultura locais. Para participar, basta ser estudante regularmente matriculado na graduação ou na pós-graduação da Universidade e ter interesse em aprender mais sobre outras línguas e culturas, além da disponibilidade para ajudar. Em 2017.1, a UFPI provavelmente receberá 18 estudantes estrangeiros (de graduação e pós-graduação, vindos de países latinos e europeus) em Teresina, Parnaíba, Bom Jesus e Picos e esses alunos terão mais condições de se ambientar bem em nossa instituição com a ajuda do Amigo Internacional UFPI.

O que faz um Amigo Internacional UFPI?

Ele auxilia o estudante estrangeiro nos seguintes aspectos:

- melhor localização para moradia (o Amigo Internacional UFPI conhece melhor a cidade e os melhores lugares para se morar, considerando localização/entorno/segurança e outras informações úteis);

- na chegada no aeroporto/rodoviária/local de hospedagem. É interessante que o Amigo Internacional UFPI receba o intercambista na sua chegada ao aeroporto/rodoviária, guiando-o até a sua casa/pousada/hostel, etc;

- na orientação ao intercambista sobre como conhecer melhor a UFPI;

- na integração cultural do intercambista na cidade onde estudará;

- em aspectos burocráticos e questões rotineiras, tais como, uso de transporte público, bancos, correios, supermercados, polícia federal, documentação para estrangeiros, etc.

Para participar, preencha o formulário de inscrição, clicando aqui e envie para o email  de 05 a 13 de janeiro de 2017.

A Assessoria Internacional selecionará os Amigos Internacionais UFPI (no máximo 18, além do cadastro de reserva) e divulgará o resultado dessa seleção em 17 de janeiro. Haverá uma reunião em Teresina para orientação no dia 20 de janeiro de 2017.

Programa Acolhida ao Estudante Internacional

A Assessoria Internacional fica responsável por intermediar o contato entre as moradias disponíveis cadastradas e a demanda dos estudantes.Para esses estudantes, poder conviver com uma família brasileira representa uma excelente oportunidade para conhecer ainda mais a cultura e costumes, favorece o processo de adaptação no estado, além de ajudar no aprendizado da língua.

Benefícios de receber um estudante internacional em casa

- Conviver com uma nova cultura e praticar outro idioma em sua casa;

- Oferecer um ambiente multicultural à sua família;

- Estender seu vínculo de amizade com pessoas de outros países;

- Mostrar a nossa cultura e costumes para o mundo.

Como participar?

O aluno, servidor e/ou professor UFPI deve preencher o formulário de inscrição com seus dados pessoais, profissionais, descrição da moradia disponível, e o valor a ser cobrado (se for o caso). O participante também poderá optar pelo perfil do estudante que deseja receber. A ficha de inscrição deverá ser assinada e entregue pessoalmente na sala da Assessoria Internacional ou por email (). Para se inscrever para receber alunos em 2017.1, é necessário realizar esse procedimento até o dia 18 de janeiro de 2017.

Como funciona?

Neste programa, a Assessoria Internacional da UFPI atuará coordenando o contato entre as moradias disponíveis cadastradas e a demanda dos estudantes. Em 2017, receberemos, provavelmente, dezoito estudantes estrangeiros nas cidades de Bom Jesus, Teresina, Parnaíba e Picos.

Obs.:

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Assessoria Internacional, enfatiza que o Programa de Acolhida ao Estudante Internacional é um facilitador do acesso dos estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica internacional na UFPI a opções de moradia. As informações dos cadastros são de uso restrito para o programa.

A Universidade Federal do Piauí não se responsabiliza por qualquer vínculo gerado entre alunos/servidores/professores e os estudantes estrangeiros.

Confira o formulário de inscrição.