Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores do MDMA/UFPI e do IFPI publicam artigo em revista internacional A1
Início do conteúdo da página

Professores do MDMA/UFPI e do IFPI publicam artigo em revista internacional A1

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Profa. Dra. Giovana Mira de Espindola, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA) da UFPI, o Prof. Dr. Antônio Cardoso Façanha, professor permanente do MDMA e do Mestrado em Geografia da UFPI, juntamente com o Prof. MsC. Eduilson Lívio Neves da Costa Carneiro do IFPI acabam de publicar artigo na revista internacional Applied Geography da Elsevier, revista A1 no Qualis Capes de 2015 nas Áreas de Ciências Ambientais e da Geografia. Com o título “Four decades of urban sprawl and population growth in Teresina, Brazil”, o artigo traz o uso de dados e métodos de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para descrever o crescimento urbano e populacional da região urbana de Teresina nas últimas quatro décadas.

Para a Profa. Giovana, o reconhecimento da temática em âmbito internacional é extremamente importante, já que Teresina apresenta um histórico urbano bem específico e peculiar em alguns sentidos, mas que em outros, acaba copiando modelos urbanos defasados de outras regiões do país.

O Prof. Eduilson ressalta a importância de se discutir as questões urbanas de Teresina e região de forma mais integrada e inclusiva, já que vivemos numa região metropolitana em franca expansão que contabiliza mais de 1 milhão de habitantes, e que a partir desse artigo, surge a necessidade da criação de um Observatório da Metrópole que agrupe várias informações sobre a região da grande Teresina, com o objetivo de compartilhar e acompanhar vários indicadores da região.

Segundo o Prof. Façanha, os resultados do artigo põem em discussão a necessidade de que a gestão pública municipal busque estratégias de ação para solucionar as consequências da veloz expansão urbana que Teresina vivência. "Assim, cabe propor uma gestão pública municipal que possa minimizar os principais problemas urbanos e que possibilite construir um futuro com justiça social e ambientalmente sustentáveis", finalizou.

O artigo (em inglês) pode ser acessado aqui.

Fim do conteúdo da página