Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA-AT/UFPI) realiza primeira defesa de tese
Início do conteúdo da página

Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA-AT/UFPI) realiza primeira defesa de tese

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DEFSA_DOUTORADO_PPGA.jpg

Momento solene de primeira defesa de doutorado do PPGA-AT/UFPI

O Programa de Pós-graduação em Agronomia - Agricultura Tropical  do Centro de Ciências Agrárias realizou na manhã desta sexta-feira (16) a primeira defesa de tese e concessão do título de Doutor ao Professor Ricardo Silva de Sousa (UFPI/CCA) sob a orientação do Prof. Dr. Ademir Sérgio Ferreira Araújo (UFPI/CCA). A defesa do trabalho "Propriedades do solo e desenvolvimento do milho e feijão-caupi após sete anos de aplicações consecutivas de lodo de curtume compostado" aconteceu no auditório do Núcleo de Pós Graduação em Ciências Agrárias.

Na oportunidade, o Coordenador do PPGA-AT, Prof. Dr. Antônio Aécio de Carvalho Bezerra, destacou o evento como a concretização de um sonho de toda a equipe do Programa.

Confira o resumo do trabalho:

O lodo de curtume é rico em matéria orgânica e nutrientes que podem nutrir plantas e microrganismos do solo. Entretanto, aplicações sucessivas têm aumentado a concentração de cromo no solo. Este comportamento é motivo de preocupação, tendo em vista, que este elemento presente no solo pode ser absorvido pelas plantas e ser translocado para as partes comestíveis, entrando assim, na cadeia trófica. O efeito da aplicação de lodo de curtume compostado (LCC) no sétimo ano, foi avaliado nas propriedades químicas e microbianas do solo e no crescimento, produtividade e acúmulo de Cr em plantas de milho e feijão caupi. O experimento foi montado em blocos casualizados, com quatro repetições, e os tratamentos consistiram de doses de LCC correspondentes a 0 (controle), 2,5, 5, 10 e 20 Mg ha-1 (base seca). Aos 0, 45, 75, 150 e 180 dias de experimento, avaliou-se o carbono da biomassa microbiana (CBM), a respiração do solo (RS), o quociente metabólico (qCO2) e microbiano (qmic), a atividade das enzimas desidrogenase, fosfatase e β-glicosidase), bem como o nível de P, K, Ca, Mg, Na, o pH, a condutividade elétrica (CE) e o teor de carbono orgânico total (COT) no solo. Selecionou-se 10 plantas de milho (75 dias) e de feijão-caupi (180 dias) para avaliação da matéria seca da parte aérea (MSPA) e da raiz (MSR), produtividade e determinação das concentrações de Cr. Os resultados mostram que os valores de pH do solo, C orgânico, P, Ca, Mg e Cr aumentaram com o aumento das doses de LCC e diminuíram ao longo do tempo. Do mesmo modo, a biomassa microbiana do solo, β-glucosidase, fosfatase e desidrogenase aumentaram com a aplicação do LCC e reduziram ao longo do tempo. Os resultados mostram ainda que a aplicação do LCC aumentou a MSPA das plantas e a produtividade do milho e feijão-caupi em relação ao controle. Entretanto, não foi observada diferença significativa entre os tratamentos para MSR. Os resultados mostram ainda que as plantas de milho e feijão-caupi apresentaram comportamento semelhante quanto a acumulação nos diferentes compartimentos com a aplicação das doses do LCC. Entretanto, divergiram quanto a translocação de Cr nas diversas partes. O milho aumentou a translocação para folha e reduziu para o grão, enquanto o feijão-caupi aumentou na folha e no grão. Em síntese, o trabalho mostra que as doses de LCC e os tempos de amostragem influenciaram significativamente as propriedades do solo e, que as culturas têm diferentes respostas após sete anos de aplicações sucessivas de LCC no solo.

Fim do conteúdo da página