Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do PPGF/UFPI publica artigo na revista “Nano Letters”

Professora do PPGF/UFPI publica artigo na revista “Nano Letters”

publicacao_ufpi.jpg

Professora do Programa de Pós-Graduação em Física tem artigo publicado em revista internacional

A Profa. Dra. Gardênia Pinheiro, do Laboratório de Física dos Materiais (Departamento de Física - UFPI), em conjunto com colaboradores do Institut Lumière Matière (Université de Lyon - França), desenvolveu artigo que trata do comportamento de materiais bidimensionais quando submetidos a deformações mecânicas. O Trabalho científico foi publicado na revista "Nano Letters".

O estudo aborda as deformações do grafeno em diferentes substratos. O grafeno é constituído de uma folha plana de átomos de carbono com espessura de apenas um átomo e devido às suas propriedades mecânicas  extraordinárias têm recebido bastante atenção nos centros de pesquisas e indústrias de alta tecnologia. Com essa pesquisa foi possível compreender o mecanismo e os limites da transferência de deformações entre o grafeno e seu substrato, conhecimento fundamental para o desenvolvimento de dispositivos baseados em nanomateriais bidimensionais. Os autores discutiram ainda os mecanismos de deformação do grafeno, desenvolvendo um modelo de transferência de deformação grafeno-substrato, bem como outras propriedades desses materiais.

A revista “Nano Letters” é um periódico da American Chemical Society que é avaliada com Qualis A1 pela CAPES, tendo ainda um alto fator de impacto (13.779, como medido pela Thomsom Reuters), o que a faz uma das revistas científicas mais relevantes e influentes em Física da Matéria Condensada.

Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas neste link.