Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPI entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na manhã desta quarta-feira (14), o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense realizou a entrega de 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX ao Arquivo Público do Piauí “Casa Anísio Brito”. Ao total foram digitalizados mais de 100 títulos de impressos. O número também atinge a marca de 120 GB (Giga Bytes) de material digital, os arquivos se encontram disponíveis em formato PDF (Formato Portátil de Documento) e JPEG (arquivos de imagem).

DSC_0035.JPG

Mesa de Abertura

A mesa de abertura foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; pela Coordenadora do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense; Profa. Dra. Ana Regina Rêgo; pelo Secretário de Governo, Merlong Solano; pela Diretora do Arquivo Público do Piauí, Rosângela Maria de Carvalho Sousa. Durante a ocasião, o Prof. Ms. Paulo Gutemberg conduziu palestra sobre o educador e historiador Anísio Brito.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense não só trás benefícios ao Arquivo Público, mas também aos pesquisadores de diferentes segmentos. "Diferentemente de anos atrás em que se transcrevia tudo a mão, o projeto possibilitou o acesso de fontes e materiais ao pesquisador. Além disso, é preciso ressaltar o benefício da conservação do acervo, por meio do processo digitalização. Antes um documento era deteriorado com uma maior facilidade pelo seu constante manuseio, agora ele pode ser melhor preservado, após a sua digitalização", afirmou.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, o intuito é disponibilizar o máximo de arquivos digitalizados para a sociedade de modo geral. "O jornalismo não guarda apenas a sua memória, ele guarda a memória da sociedade. Dentro do jornalismo, pode-se encontrar a história da medicina e educação, por exemplo. Nós fazemos parceria com vários pesquisadores não só aqui no Arquivo, mas também no nosso laboratório na UFPI", frisou.

A Diretora Rosângela Sousa relata a importância do Arquivo Público, uma vez que é respeitado até por pesquisadores internacionais. "Nós nos preocupamos em manter o acervo e a estrutura do patrimônio histórico que representa o Arquivo Público do Piauí, por isso, estamos em busca de melhorar cada vez mais as condições de trabalho de nossos pesquisadores", pontuou

O secretário de Governo Merlong Solano destaca a parceria com a secretaria de cultura do Piauí com o objetivo de providenciar reforma completa do Arquivo Público do Piauí. "A proposta é realizar uma reforma em diferentes aspectos da estrutura, como elétrica, sanitária e de informática, para que se tenha neste sítio histórico as melhores condições tecnológicas que se possa oferecer", finalizou.

15578806_10205964217104868_3552789604057406104_n.jpg

Diretora do Arquivo, Rosângela Sousa; Secretário de Governo, Merlong Solano; palestrante da exposição, Prof. Ms. Paulo Gutemberg; Coordenadora do Projeto Memória, Profa. Dra. Ana Regina Rego; e Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense

DSC_0026.JPG

Componentes do Projeto Memória em entrega de material digitalizado

Desde o início da parceria com o Arquivo Público do Piauí que data de 2011, o Projeto Memória vem realizando a digitalização e tratamento de periódicos nas instalações do Arquivo e em seu laboratório na UFPI. Durante a entrega do primeiro lote em julho de 2013, constavam 20 DVDs armazenando 324 exemplares de jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX. Na sequência, os dois últimos encontros disponibilizaram 29 DVDs com mais de 3000 fotogramas e 37 DVDs com cerca de 994 exemplares de jornais nos meses de abril e julho de 2014, respectivamente.

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense foi criado e é coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. O acervo digitalizado também é colocado à disposição da comunidade, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), e vinculado ao Departamento de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI).

O projeto ainda conta com parcerias como o Programa de Educação Tutorial (PET) – História; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM); o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED), além de receber o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os componentes, cerca de 10 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. Entretanto já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

O NUJOC também mantém o Projeto Memória do curso de Jornalismo da UFPI. Ao final deste ano, o projeto concluiu a digitalização das 718 monografias produzidas ao longo dos 32 anos do curso de jornalismo da Instituição. Assim como os trabalhos de conclusão da graduação, as fotografias e periódicos digitalizados podem ser acessados no Espaço Integrado da Memória na UFPI.

DSC_0053.JPG

Público assiste palestra conduzida pelo Prof. Ms. Paulo Gutemberg

Fim do conteúdo da página