Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

Projeto da UFPI entrega material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

Na manhã desta quarta-feira (14), o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense realizou a entrega de 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX ao Arquivo Público do Piauí “Casa Anísio Brito”. Ao total foram digitalizados mais de 100 títulos de impressos. O número também atinge a marca de 120 GB (Giga Bytes) de material digital, os arquivos se encontram disponíveis em formato PDF (Formato Portátil de Documento) e JPEG (arquivos de imagem).

DSC_0035.JPG

Mesa de Abertura

A mesa de abertura foi composta pelo Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; pela Coordenadora do Projeto Memória do Jornalismo Piauiense; Profa. Dra. Ana Regina Rêgo; pelo Secretário de Governo, Merlong Solano; pela Diretora do Arquivo Público do Piauí, Rosângela Maria de Carvalho Sousa. Durante a ocasião, o Prof. Ms. Paulo Gutemberg conduziu palestra sobre o educador e historiador Anísio Brito.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense não só trás benefícios ao Arquivo Público, mas também aos pesquisadores de diferentes segmentos. "Diferentemente de anos atrás em que se transcrevia tudo a mão, o projeto possibilitou o acesso de fontes e materiais ao pesquisador. Além disso, é preciso ressaltar o benefício da conservação do acervo, por meio do processo digitalização. Antes um documento era deteriorado com uma maior facilidade pelo seu constante manuseio, agora ele pode ser melhor preservado, após a sua digitalização", afirmou.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, o intuito é disponibilizar o máximo de arquivos digitalizados para a sociedade de modo geral. "O jornalismo não guarda apenas a sua memória, ele guarda a memória da sociedade. Dentro do jornalismo, pode-se encontrar a história da medicina e educação, por exemplo. Nós fazemos parceria com vários pesquisadores não só aqui no Arquivo, mas também no nosso laboratório na UFPI", frisou.

A Diretora Rosângela Sousa relata a importância do Arquivo Público, uma vez que é respeitado até por pesquisadores internacionais. "Nós nos preocupamos em manter o acervo e a estrutura do patrimônio histórico que representa o Arquivo Público do Piauí, por isso, estamos em busca de melhorar cada vez mais as condições de trabalho de nossos pesquisadores", pontuou

O secretário de Governo Merlong Solano destaca a parceria com a secretaria de cultura do Piauí com o objetivo de providenciar reforma completa do Arquivo Público do Piauí. "A proposta é realizar uma reforma em diferentes aspectos da estrutura, como elétrica, sanitária e de informática, para que se tenha neste sítio histórico as melhores condições tecnológicas que se possa oferecer", finalizou.

15578806_10205964217104868_3552789604057406104_n.jpg

Diretora do Arquivo, Rosângela Sousa; Secretário de Governo, Merlong Solano; palestrante da exposição, Prof. Ms. Paulo Gutemberg; Coordenadora do Projeto Memória, Profa. Dra. Ana Regina Rego; e Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Projeto Memória do Jornalismo Piauiense

DSC_0026.JPG

Componentes do Projeto Memória em entrega de material digitalizado

Desde o início da parceria com o Arquivo Público do Piauí que data de 2011, o Projeto Memória vem realizando a digitalização e tratamento de periódicos nas instalações do Arquivo e em seu laboratório na UFPI. Durante a entrega do primeiro lote em julho de 2013, constavam 20 DVDs armazenando 324 exemplares de jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX. Na sequência, os dois últimos encontros disponibilizaram 29 DVDs com mais de 3000 fotogramas e 37 DVDs com cerca de 994 exemplares de jornais nos meses de abril e julho de 2014, respectivamente.

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense foi criado e é coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. O acervo digitalizado também é colocado à disposição da comunidade, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), e vinculado ao Departamento de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI).

O projeto ainda conta com parcerias como o Programa de Educação Tutorial (PET) – História; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM); o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED), além de receber o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os componentes, cerca de 10 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. Entretanto já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

O NUJOC também mantém o Projeto Memória do curso de Jornalismo da UFPI. Ao final deste ano, o projeto concluiu a digitalização das 718 monografias produzidas ao longo dos 32 anos do curso de jornalismo da Instituição. Assim como os trabalhos de conclusão da graduação, as fotografias e periódicos digitalizados podem ser acessados no Espaço Integrado da Memória na UFPI.

DSC_0053.JPG

Público assiste palestra conduzida pelo Prof. Ms. Paulo Gutemberg