Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Dr. João Macedo de Sousa defenderá memorial nesta sexta-feira (16)

Prof. Dr. João Macedo de Sousa defenderá memorial nesta sexta-feira (16)

O Prof. Dr. João Macedo de Sousa, Diretor do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU/UFPI), defenderá nessa sexta-feira (16) seu Memorial Acadêmico. A solenidade que acontecerá no auditório do Núcleo Integrado de Morfologia e Pesquisa com Células-tronco (NUPCelt), localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), faz parte das exigências do processo de Avaliação de Desempenho, com a finalidade de promover o docente para a Classe E, de professor titular, sendo aprovado para o último nível da carreira.

Prof. Dr. João Macedo de Sousa

Para ele o momento representa o reconhecimento do trabalho de uma vida. "A primeira coisa é ter sonho, vocação, ação e fé em Deus, porque sem essas coisas nada se constrói, nada vai para frente", relata.

João Macedo de Sousa nasceu no dia 05 de junho de 1959, na cidade de Inhuma (PI), localizada há 240 km da capital Teresina. Filho de João Antônio de Sousa e Maria Macedo de Sousa, estudou o ensino médio no Colégio Técnico de Teresina (antigo Colégio Agrícola), e aos 18 anos passou no vestibular para o Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ainda na graduação, trabalhou na UFPI como escriturário do Departamento Materno Infantil, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), até ser transferido para o Departamento Clínico de Cirurgia Veterinária, no Centro de Ciências Agrárias (CCA). De escriturário, em pouco tempo passou à Técnico de Laboratório e Técnico de Raio-X, área na qual sempre se identificou e seguiu carreira.

Fez mestrado em Recife e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; passou no concurso para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e em seguida conseguiu sua transferência para a UFPI. Concursado, chegando aqui foi Chefe do Ambulatório e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária, onde conseguiu alavancar a nota do curso no antigo Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão).

O Prof. João Macedo acompanhou o processo de construção do Hospital Veterinário da UFPI, depois fez um projeto novo para equipá-lo e contratar funcionários. Possui vínculo com a Universidade desde o dia 20 de janeiro de 1982, quando ingressou como escriturário, e há 22 anos é concursado como professor efetivo da Instituição.