Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Memória do Jornalismo Piauiense realiza entrega de material digitalizado ao Arquivo Público do Piauí

PARTE_II_cópia.jpg

Com intuito de preservar a memória e contribuir para a história do Piauí, assim como fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas, o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense realiza no dia 14 de dezembro, a partir das 10h, a entrega de 32 DVDs contendo cerca de 600 exemplares de jornais do século XIX e XX ao Arquivo Público do Piauí “Casa Anísio Brito”. Ao total foram digitalizados mais de 100 títulos de impressos. O número também atinge a marca de 120 GB (Giga Bytes) de material digital, os arquivos se encontram disponíveis em formato PDF (Formato Portátil de Documento) e JPEG (arquivos de imagem).

Desde o início da parceria com o Arquivo Público do Piauí que data de 2011, o Projeto Memória vem realizando a digitalização e tratamento de periódicos nas instalações do Arquivo e em seu laboratório na UFPI. Durante a entrega do primeiro lote em julho de 2013, constavam 20 DVDs armazenando 324 exemplares de jornais, revistas e almanaques dos séculos XIX e XX. Na sequência, os dois últimos encontros disponibilizaram 29 DVDs com mais de 3000 fotogramas e 37 DVDs com cerca de 994 exemplares de jornais nos meses de abril e julho de 2014, respectivamente.

Segundo a mestranda em Comunicação, Nathércia Vasconcelos, o projeto memória contribuiu para a melhoria na qualidade da sua pesquisa acadêmica. “O projeto me possibilitou ter contato com jornais que no início do meu trabalho eu não tinha acesso, uma vez que, os mesmos já estavam lacrados devido as condições em que se encontravam. O projeto memória é de extrema importância, não apenas para minha pesquisa, como também para os demais pesquisadores que tenham como fonte de pesquisa os jornais e documentos que revelam aspectos únicos de um lugar e de uma sociedade, pois a digitalização permite além da conservação, facilidade de acesso das informações contidas nessas fontes”, frisou.

O Projeto Memória do Jornalismo Piauiense foi criado e é coordenado pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo. O acervo digitalizado também é colocado à disposição da comunidade, por meio do Espaço Integrado da Memória na UFPI. O projeto é mantido pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), e vinculado ao Departamento de Comunicação Social e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI).

O projeto ainda conta com parcerias como o Programa de Educação Tutorial (PET) – História; o Núcleo de Pesquisa Documentação e Memória (NUPEM); o Núcleo de Pesquisa em História e Educação (NUPEHED), além de receber o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre os componentes, cerca de 10 pessoas entre bolsistas, estudantes de graduação e pós-graduação e voluntários atuam nas diferentes etapas do processo de conservação da história e memória piauiense. Entretanto já passaram pelo Projeto cerca 50 estudantes.

O NUJOC também mantem o Projeto Memória do curso de Jornalismo da UFPI. Ao final deste ano, o projeto concluiu a digitalização das 718 monografias produzidas ao longo dos 32 anos do curso de jornalismo da Instituição. Assim como os trabalhos de conclusão da graduação, as fotografias e periódicos digitalizados podem ser acessados no Espaço Integrado da Memória na UFPI.