Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia de Materiais é avaliado com nota 4 pelo MEC

Curso de Engenharia de Materiais é avaliado com nota 4 pelo MEC

O Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais, do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi avaliado com conceito 4 pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC). A avaliação para reconhecimento do curso ocorreu no final do mês de novembro.

Como Bacharelado em Ciência dos Materiais (Centro de Ciências da Natureza/UFPI) o curso já existia desde 2013, mas a partir de uma reformulação realizada em junho de 2015, o curso passou a ser denominado como Bacharelado em Engenharia de Materiais (Centro de Tecnologia/UFPI), ganhando novas diretrizes e aumento do quantitativo de vagas ofertadas para 40 (quarenta) por semestre.

A escala de avaliação do MEC varia de 1 a 5, na qual a nota 4 equivale ao conceito muito bom. A Coordenadora do Curso, Profa. Dra.Tatianny Soares, comemorou o resultado da avaliação ao defini-la como muito positiva, principalmente, por se tratar de um curso relativamente novo.

“Com base nas diretrizes de Engenharia de Materiais, trata-se de um curso novo, e diante da expectativa gerada para a mudança do curso e de todos os ajustes que foram necessários para realizá-la, o conceito 4 é mais que um sonho realizado”, afirma a Coordenadora.

coordenadora eng materiais

Profa. Dra. Tatianny Soares

A Coordenadora explica ainda a importância desse reconhecimento para a consolidação do curso. “Para nós a importância se dá pelo fato de que no próximo ano iremos ter a primeira turma concluinte do curso, e sem o reconhecimento não teríamos como emitir diploma para os alunos. Além disso, com essa avaliação temos os elementos norteadores, tanto do que vem dando certo, que precisamos manter, mas também do que precisamos melhorar. Ter o curso reconhecido nos possibilita colocar profissionais no mercado, e para a Universidade em si, mais especificamente para o CT, isso mostra que nós chegamos para somar, ofertando mais um curso com um bom conceito junto ao MEC. Esperamos que isso eleve o desempenho do CT, que nos permita captar mais alunos, e estimule os alunos a permanecer no curso, estabelecendo o que é Engenharia de Materiais de fato, junto à comunidade da UFPI e à comunidade piauiense como um todo”, destaca.

Sobre o curso

O curso de Engenharia de Materiais está centrado na formação de profissionais capazes de desenvolver novas tecnologias nos seus processos de trabalho, capazes de explorar os recursos naturais de forma sustentável. Desde sua origem, a Engenharia de Materiais vem sendo caracterizada como uma engenharia plena de concepção, com incorporação de forte base científica interdisciplinar e voltada para resolver problemas tecnológicos na área de materiais. O engenheiro de materiais deve ser um profissional com uma visão sistêmica e ser capaz de produzir, desenvolver, caracterizar e selecionar materiais visando à aplicação pela sociedade. Este engenheiro deve ter uma formação multi e interdisciplinar que proporcione a comunicação com diversas áreas do conhecimento.

A reformulação do Projeto Pedagógico para o curso de Engenharia de Materiais na UFPI estabeleceu alteração na matriz curricular de modo a contemplar os núcleos de conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos da Engenharia de Materiais, e consequentemente tendo aumento de carga horária e tempo de integralização do curso, atendendo o que preconiza as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Engenharia, visando também suprir a necessidade de determinados nichos mercadológicos e científicos, com a criação da área de materiais avançados, a qual requer do engenheiro de materiais um conhecimento técnico e científico de materiais poliméricos, cerâmicos e metais em aplicações diferentes das ênfases tradicionais. A atuação profissional do engenheiro de materiais é, portanto, ampla, podendo atuar na pesquisa e no desenvolvimento de novos materiais e processos, tanto na indústria como em centros de pesquisa e em universidades.