Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promoverá cursos de Desenvolvimento de Competências por meio de Simulação Clínica Avançada

A Universidade Federal do  Piauí (UFPI) e a Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário (HU-UFPI) promoverão, de 19 a 21 de dezembro, cursos de capacitação sobre o Desenvolvimento de Competências por meio de Simulação Clínica Avançada, com foco no planejamento e elaboração de cenários para docentes e formadores. A Profa. Dra. Elaine Cristina Moura, ministrará os cursos para docentes do Departamento de Enfermagem dos Campus de Teresina, Picos e Floriano, integrando ainda profissionais do HU-UFPI.

Curso de Novembro de 2016

Curso na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O curso já foi ministrado pela professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos dias 24 e 25 de novembro, e durante o XV Seminário de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden), que aconteceu no dia 29 de agosto na cidade de Curitiba. Na oportunidade participaram docentes de Enfermagem de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Curso de Agosto 2016 publico

XV Seminário de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden)

O Laboratório da UFPI de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde (SIMENFS) foi inaugurado em julho de 2012, e iniciou as aplicações pilotos em Simulação Clínica Avançada em setembro de 2013, atendendo até o momento 468 estudantes em 586 participações em cenários de simulação clínica realísticos. Foram atendidos ainda,  em setembro de 2016, 14 profissionais de Enfermagem do HU-UFPI, em um cenário sobre o exercício da competência comunicação profissional em Enfermagem.

De 2013 para os dias atuais já foram desenvolvidas coletas de Pós-Doutorado; Tese de Doutorado e três mestrados envolvendo as instalações do SIMENFS e, pelo menos dois projetos de extensão financiados pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt).

Em 2016 foi finalizada a obra de ampliação do laboratório com recursos garantidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), instalando áudio e vídeo com o empenho da Prefeitura Universitária (PREUNI) e apoio da Administração Superior. Ainda em setembro deste ano, foram liberados pelo FINEP os recursos de equipamentos garantidos no Edital de 2010 pela coordenação do SIMENFS, que deverão ser executados até março de 2017. Os recursos implementarão as simulações de baixa, moderada e avançada fidelidade devido a atualização tecnológica dos itens.

O Laboratório SIMENFS tem sido implementado em padrões internacionais para funcionamento em pleno fluxo, se configurando em potencial comprovado cientificamente para garantir o desenvolvimento de competências em profissionais de saúde, atendendo as finalidades de ensino, pesquisa e extensão refletidas na práxis para formação em Saúde na UFPI e no HU-UFPI.