Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fadex firma parceria para apoiar programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar
Início do conteúdo da página

Fadex firma parceria para apoiar programa de melhoramento genético da cana-de-açúcar

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

fadex

A Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) recebeu a visita dos professores doutores Francisco de Alcântara Neto, Carlos Humberto Aires Matos Filho, José Evando Aguiar B. Júnior e Gabriel Barbosa da S. Júnior. O encontro foi realizado na terça-feira (29) e teve como pauta a discussão do convênio celebrado entre a empresa Comvap Álcool e Açúcar Ltda. e a Fadex, visando a participação no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), inserido na Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro (RIDESA).


De acordo com o coordenador do PMGCA na UFPI, Prof. Dr. Francisco de Alcântara Neto, o melhoramento genético da cana-de-açúcar tem como foco principal o desenvolvimento de variedades mais produtivas, tolerantes ao déficit hídrico e com maior resistência às pragas e doenças, além da melhor adaptação e estabilidade a diferentes ambientes. “Basicamente, o papel dos PMGCAs dentro da RIDESA, consiste em cada universidade criar clones dentro das áreas de cultivo das agroindústrias, em seus respectivos estados e os melhores clones selecionados são enviados para outras universidades da rede, permitindo o incremento de clones a serem avaliados nas condições edafoclimáticas de cada estado”, informou.

O superintendente da Fadex, Prof. Dr. Lívio Nunes, destacou que o PMGCA se destaca no campo científico, econômico e na formação de recursos humanos. “O programa se destaca também pelas grandes possibilidades de inserção dos estudantes de graduação e pós-graduação no projeto. Isso contribui para a formação de especialistas”, ressaltou.


Lívio Nunes acrescentou que a Ridesa é um modelo de sucesso de Parceria Público-Privada (PPP), a parceria é entre mais de 300 empresas produtoras de açúcar, etanol e energia e universidades federais. “O Governo do Piauí é um grande incentivador das PPPs. A parceria Fadex, UFPI, Ridesa e Comvap pode ser o início de uma grande parceria no sentido de não só promover o melhoramento da cana-de-açúcar, como também de atrair mais investidores e recursos financeiros para o estado”, frisou.

RIDESA

A RIDESA é um exemplo de sucesso de trabalho em rede que envolve 10 universidades federais brasileiras: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde cada uma possui estruturas físicas próprias para conduzir o programa de melhoramento da cana-de-açúcar, denominados PMGCAs.

Todo trabalho dos PMGCAs da RIDESA é conduzido em parceria com às empresas sucroalcooleiras de seus estados, das quais financiam a pesquisa, permitindo a seleção de novos clones de cana para as condições edafoclimáticas locais.

*Com informações da Fadex

Fim do conteúdo da página