Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do VI SEMEX e da 3ª edição da Mostra de Comunidades

Abertura do VI SEMEX e da 3ª edição da Mostra de Comunidades

Foi realizada na noite dessa quarta-feira (30/11), a abertura do VI Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a 3ª edição da Mostra de Comunidades da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Cine Teatro da UFPI. O VI SEMEX traz nessa edição o tema "Extensão e Cultura Universitárias no Contexto Político Nacional".

WhatsApp Image 2016 12 01 at 09.35.35 1

Abertura do evento com apresentação do Coral da UFPI

O evento teve início com a apresentação do Coral da UFPI, sob a regência do professor e maestro Samuel Fagundes, com a Cantata de Natal “Vinde e Adoremos”.

WhatsApp Image 2016 12 01 at 09.35.35

Mesa de abertura do VI SEMEX e da 3ª edição da Mostra de Comunidades

A mesa diretiva da solenidade foi composta pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho; Docente da Universidade Federal do Pará, Prof. Dr. Fernando Arthur de Freitas Neves; Presidente da Comissão Organizadora do VI SEMEX, professor Acrísio de Miranda Sampaio; representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, professora Vilani Vasconcelos; representando o Centro Universitário Uninovafapi, professora Laureni Dantas de França; e representando a Fundação Cultural e de Fomento a pesquisa, ensino e extensão (FADEX), Álisten Augusto Chaves.

WhatsApp Image 2016 12 01 at 09.35.35 2

Professor Acrísio de Miranda

Durante sua fala, o professor Acrísio de Miranda destacou que o número de inscritos nesta edição é recorde, o que demonstra que a Universidade tem conseguido uma maior participação junto às comunidades. “Esta é a forma de chegarmos às comunidades com o conhecimento aqui gerado, fazendo as transformações necessárias para melhorias da vida da sociedade como um todo, o que é papel das universidades”, destacou.

WhatsApp Image 2016 12 01 at 09.35.36

Vice-Reitora Nadir Nogueira

A Vice-Reitora Nadir Nogueira elogiou a programação do evento e destacou o crescimento da extensão na Instituição. “A extensão na UFPI hoje é uma realidade, temos extensão acontecendo em Picos, Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e Teresina. Temos consolidado o tripé ensino, pesquisa e extensão e, assim, rompendo os muros da Universidade e chegando às comunidades com projetos que fazem a diferença para esses públicos”, declarou.

O professor Fernando Arthur (UFPA) ministrou a conferência de abertura que teve como tema “Extensão e cultura universitárias no contexto político nacional”.

Após a conferência, foi aberta a III Mostra de Comunidades com as produções sociais e culturais das comunidades que compartilham os projetos de extensão da UFPI. Foi feito ainda o lançamento do CD da Banda Neanderthais, grupo musical formado por estudantes da Instituição.

A programação do VI SEMEX segue até o dia 2 de dezembro, com conferências, mesas-redondas, oficinas, pôsteres, comunicações orais, documentários e performances artístico-culturais.

Confira a programação completa no site do evento.