Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade

IMG 8038

Camerata que abriu o evento

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a aula inaugural do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade, na manhã da última quarta-feira (30). O evento foi iniciado com uma Camerata dirigida pelo Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. A solenidade aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

IMG 8053

Mesa de honra

Estiveram presentes na solenidade de abertura do curso, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa; o Prefeito da cidade São José do Peixe, Valdemar Santos; o Coordenador do NUEPES, Prof. Dr. Francisco Maques de Lima; a professora da Universidade Federal de São Paulo, Dra. Rita Mª Lino Tarcia; o Superintendente da Fundação Cultural e de fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Prof. Dr. Lívio César Nunes; e a Coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade, Prof. Dra. Lis Cardoso.

IMG 8061

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI afirmou o compromisso de ofertar cursos que contribuam para o desenvolvimento da saúde pública no Estado. “A UFPI tem procurado fazer a organização desses cursos de forma muito responsável, para que todos saiam daqui com uma boa impressão da Universidade, com uma melhoria significativa na sua formação para o exercício de suas atividades. A nossa Instituição através da rede UNA-SUS continuará oferecendo novos cursos, para contribuir assim para melhoria da qualidade do serviço público do nosso Estado”, declara.

IMG 8075

Prof. Dra. Lis Cardoso, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade

A Coordenadora do Curso de Especialização, Prof. Dra. Lis Cardoso, destacou a reformulação do curso para integrar à UNA-SUS. “O curso agora é praticamente um novo curso. É um novo projeto político pedagógico, mais sistêmico, prático, voltado para a realidade, além de facilitar a interação com os especializandos. A UNASUS tem que ser uma plataforma altamente interativa, isso a gente não tinha no curso anterior, então a própria proposta curricular foi reformulada, tornando o curso mais favorável para o aprendizado desses ingressos”, diz.

Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa

Francisco Costa, Secretário de Saúde do Estado, ressaltou a importância do curso de especialização para a melhoria na qualidade do atendimento do SUS no Estado. “A UNA-SUS é uma forma de universalizar o acesso e as capacitações dos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde. Acreditamos que com esse trabalho contínuo de formação podemos cada vez mais qualificar a nossa atenção primária à saúde, e que assim o reflexo é imediato na melhoria da assistência, conquistando um sistema de saúde pública no nosso Estado cada vez mais satisfatório”, relata.

IMG 8033

Público presente na aula inaugural da Especialização

“O olhar da UNA-SUS trouxe para o curso uma questão muito voltada para prática profissional, que é o princípio da educação permanente, a educação em serviço, voltada para o cotidiano, para o processo de trabalho dos profissionais da saúde. Agora por meio do curso, eles podem trabalhar não só as questões teóricas, mas principalmente relacionar esse avanço do conhecimento à sua prática profissional, modificando a sua rotina, e aí sim ele poderá realizar um atendimento mais qualificado ao usuário”, pontua a Dra. Rita Mª Lino Tarcia, representante da UNA-SUS de Brasília e professora da Universidade Federal do São Paulo.