Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia da UFPI tem Grupo PET aprovado em edital do MEC

Curso de Engenharia da UFPI tem Grupo PET aprovado em edital do MEC

O Curso de Engenharia Elétrica da UFPI teve proposta de criação de seu Grupo PET aprovado no Edital 11/2012 do MEC. O curso obteve nota 88,68 (de um total de 100 pontos possíveis) e garantiu o 14º lugar em meio a 162 concorrentes de todo o país no lote III (Engenharias). O lote III selecionará, de acordo com o edital, até 30 grupos.

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivos:

- Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
- Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
- Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, que referenciem a revisão de projetos pedagógicos, flexibilização curricular e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
- Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.
- Propor ações acadêmicas para o combate à evasão de estudantes no âmbito dos cursos de graduação.

"A seleção da proposta de criação do Grupo PET de Engenharia Elétrica é o resultado de um trabalho árduo de toda a equipe (docentes e técnicos) que faz este curso. É também um indício de que estamos no caminho certo. O Grupo PET certamente contribuirá para a redução dos índices de evasão e retenção do nosso curso", avalia o Professor Marcos Lira, Chefe do Curso de Engenharia Elétrica.