Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia da UFPI tem Grupo PET aprovado em edital do MEC
Início do conteúdo da página

Curso de Engenharia da UFPI tem Grupo PET aprovado em edital do MEC

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Curso de Engenharia Elétrica da UFPI teve proposta de criação de seu Grupo PET aprovado no Edital 11/2012 do MEC. O curso obteve nota 88,68 (de um total de 100 pontos possíveis) e garantiu o 14º lugar em meio a 162 concorrentes de todo o país no lote III (Engenharias). O lote III selecionará, de acordo com o edital, até 30 grupos.

O Programa de Educação Tutorial - PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como objetivos:

- Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade e de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
- Contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de graduação, da diminuição da evasão e promoção do sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
- Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, que referenciem a revisão de projetos pedagógicos, flexibilização curricular e articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
- Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania ativa e pela função social da educação superior.
- Estimular a vinculação dos grupos às áreas prioritárias e à políticas públicas e de desenvolvimento, assim como a correção de desigualdades sociais, regionais e a interiorização do programa.
- Propor ações acadêmicas para o combate à evasão de estudantes no âmbito dos cursos de graduação.

"A seleção da proposta de criação do Grupo PET de Engenharia Elétrica é o resultado de um trabalho árduo de toda a equipe (docentes e técnicos) que faz este curso. É também um indício de que estamos no caminho certo. O Grupo PET certamente contribuirá para a redução dos índices de evasão e retenção do nosso curso", avalia o Professor Marcos Lira, Chefe do Curso de Engenharia Elétrica.

Fim do conteúdo da página