Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do III Simpósio de Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste & I Simpósio de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SIMDEMA)

DSC_2653.jpg

Teve início na noite dessa quarta-feira (23), o III Simpósio de Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste e o I Simpósio de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SIMDEMA). O evento, que é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (PRODEMA – UFPI), segue até o dia 25 de novembro e traz debates sobre temas atuais ligados ao meio ambiente.

A abertura do Simpósio contou com a conferência "Justiça Ambiental: sustentabilidade e escalas", ministrada pelo Prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE), realizada no Cine Teatro da UFPI.

Este ano, o evento que tem como tema “Justiça Ambiental, Gestão dos Recursos Naturais e Promoção da Sustentabilidade: as Escalas Regional e Nacional em Debate” abre espaço de diálogo entre pesquisadores desta e de outras Instituições, buscando aproximar pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação.

DSC_2634.jpg

Vice-reitora da UFPI, Profa. Nadir Nogueira

Presente à abertura dos Simpósios, a vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira comentou a importância da atividade. "Um evento como esse dá visibilidade ao programa de pós-graduação, cria um ambiente propício para se discutir com pesquisadores renomados, professores e alunos temas de extrema importância dentro do contexto da sustentabilidade, do meio ambiente e do uso de políticas públicas dentro dessa problemática”, afirmou.

DSC_2522.jpg

Profa. Socorro Lira, docente do mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Segundo a Profa. Dra. Socorro Lira, docente do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, o evento se apresenta como uma reafirmação do Programa. “Este é o terceiro simpósio que estamos realizando e busca versar sobre recontar a história do Programa e a sua importância para o estado do Piauí e para a região meio-norte, como também levantar debates sobre questões relativas ao meio ambiente atuais, propondo alternativas e soluções”, afirmou.

A programação segue com mesas-redondas, palestras, apresentação de banners e premiações diversas. Mais informações no site oficial do evento.

Confira informações sobre o palestrante:

prof jan

Prof. Dr. Jan Bitoun (UFPE)

Graduado em geografia pela Universidade de Paris X, Nanterre (Licence 1970, Maitrise 1971) e pós-graduado em Geografia Humana e Organização do Espaço na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (Doutorado, 1981). Professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, de 1979 até o presente, com atuação na Graduação e na Pós-Graduação que coordenou (1984-1992; 2004-2008). Geógrafo urbano, trata desde a sua formação: i) da Urbanização, em relação a ruralidades, a regiões e políticas de desenvolvimento territorial e regional; ii) das Cidades, especialmente do Recife e da Região Metropolitana, dando ênfase à desigualdade socioespacial, aos assentamentos precários e à relação entre geografia e política de desenvolvimento urbano; iii) de políticas públicas, especialmente de saúde e de meio-ambiente urbano (a partir do século XXI). Teve experiências de trabalho em secretarias da cidade do Recife (1993-1997 e 2001-2002), participa desde 1998 da Rede Observatório das Metrópoles e colabora a Rede de Estudos sobre Cidades Médias. Coordenou ou participou de vários trabalhos de consultoria técnica local e nacionalmente (nesses especialmente sob a forma de tipologias), tendo publicado trabalhos acadêmicos relacionados a esses trabalhos técnicos. No primeiro Conselho Nacional das Cidades (2003), representou a AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros) e no decorrer da sua trajetória, manteve uma postura de geografia "ativa", não utilitarista, mas capaz de colaborar criticamente a redefinições de políticas, de modo a superar manutenções de situações de invisibilidade de segmentos sociais e de insuficientes apreensões da diversidade do uso do território brasileiro.