A V Semana de História de Picos - SEMHIPI acontecerá no período de 23 a 26 de outubro de 2012, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O evento é organizado pela Coordenação do curso de História da UFPI/Picos, Mestrado em História do Brasil - UFPI, Associação Nacional de História - ANPUH - Seção Piauí e pelo Centro Acadêmico do curso. As discussões do evento envolverão a temática História, Cultura e Nordeste, analisando as suas relações.
Um diferencial do evento é o fato dele voltar-se para outras áreas das ciências humanas, como Letras, Pedagogia, Sociologia e áreas afins, e não somente para o campo historiográfico, pois um dos focos principais será a interlocução com diversas áreas do conhecimento, tornando o momento privilegiado para o intercâmbio de saberes, práticas e experiências no campo da produção acadêmica e científica.
Durante a V SEMHIPI diversas atividades serão realizadas tais como: mesas redondas, oficinas, comunicações orais (que este ano podem ser feitas por graduandos e profissionais), mostras de cinema, exposições fotográficas, lançamentos de livros, minicursos, práticas esportivas e outras atividades culturais.
Os Simpósios Temáticos abordarão temas como História e Gênero, História, Literatura e Cidade, História, Patrimônio e Arte, dentre outros. Todos os Simpósios serão ministrados por professores da UFPI e de outras Instituições de Ensino Superior do Piauí (como UESPI e IFPI) e de alguns outros Estados, o que possibilita discussões em níveis e tendências diversas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Coordenação do Curso de História de Picos nos três turnos: Manhã (8h às 11:30h), Tarde (14h às 17h) e Noite (18:30h às 21:30h). É importante lembrar que o valor da inscrição dependerá da modalidade que o participante irá adotar (ouvinte, apresentador de pôster, dentre outras). É possível obter mais informações e fazer a inscrição também pelo site www.semhipi.com.br.
"A SEMHIPI é hoje um dos maiores eventos acadêmicos que acontece na UFPI, não apenas pela grande mobilização dos docentes e discentes do curso, mas também pela riqueza de conhecimento transmitida na discussão dos seus temas, sempre comprometidos com o cultural, político e acima de tudo com o social, afinal todos nós, historiadores ou não, somos os sujeitos sociais, construímos e renovamos a história a cada dia.
Tratando especificamente de uma temática que engloba a nossa região, o Nordeste, reforçamos a importância da apreciação deste momento, pois o Nordeste é história, que é de suma importância e reconhecida nacionalmente, é literatura, com autores consagrados que registram nos seus escritos diversos momentos, costumes e hábitos do nosso povo, é arte e cultura (andam sempre juntas), que se manifestam de diversas maneiras com a escrita, dança, música, dentre outras e acima de tudo é um patrimônio nosso pela sua beleza, que está presente nos seus mais diversos aspectos e pela importância que possui."
Coordenação do V SEMHIPI