Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rede Ebserh atenderá mais de três mil pessoas em mutirão nacional

Rede Ebserh atenderá mais de três mil pessoas em mutirão nacional

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará o I Mutirão Nacional da Rede Ebserh para atender pacientes com a realização de cirurgias, exames e consultas, no dia 30 de novembro. A iniciativa conta com ações para mais de três mil pessoas nos 39 hospitais universitários federais filiados, presentes nas cinco regiões do Brasil.

A expectativa do evento é diminuir em cerca de 32% a fila de espera dos hospitais e do Sistema Único de Saúde (SUS). Para alcançar o número, cada instituição definiu as especialidades que mais contemplam as necessidades de saúde de cada região.

Dos 39 hospitais que vão contar com atividades na data, 21 realizarão cirurgias visando atender mais de 1.000 pacientes. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições da rede Ebserh disponibilizarão colaboradores para atender mais de 2.300 pessoas. No total, cerca de 1.000 profissionais de saúde vão atender em todo o país.

Abrangência

Atualmente, a rede Ebserh conta com unidades filiadas em todos o país sendo quatro na região Norte, 17 na região Nordeste, cinco na região Centro-Oeste, sete na Sudeste e seis na Sul.

Já são mais de 20 mil empregados contratados pela estatal via concurso público federal. O número ainda pode aumentar com as convocações feitas esta semana, que totalizaram mais de 2.600 pessoas. Os profissionais ajudam a melhorar a assistência à população, o ensino e a pesquisa nas unidades hospitalares.

HU-UFPI

No Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), as ações do mutirão se concentrarão na área de Oncologia, com palestras, distribuição de material educativo, consultas e exames dirigidos a pacientes do SUS, objetivando a prevenção do câncer e o diagnóstico precoce.

Com o slogan "HU-UFPI em ação contra o câncer", o mutirão intenciona maximizar o trabalho já desenvolvido pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e por outros setores do hospital que contribuem para o diagnóstico e o tratamento dos cinco tipos de câncer com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA): próstata, mama, colo do útero, pulmão e colo retal. Haverá, ainda, consultas dermatológicas para triagem visando o diagnóstico precoce do câncer de pele.

Além das consultas e exames já agendados, que são ações de rotina do hospital, a previsão é que sejam realizados cerca de 400 consultas e 120 exames no dia 30 de novembro, com atendimento do total de 1200 pacientes.

Para isso, residentes e profissionais de diversas áreas estão envolvidos nas ações, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.