Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Curso de Produção de Hortaliças movimenta o Colégio Técnico de Teresina

III Curso de Produção de Hortaliças movimenta o Colégio Técnico de Teresina

O Colégio Técnico de Teresina (CTT), em parceira com a Embrapa Hortaliças e a Embrapa Meio Norte, realiza a partir de hoje (22), o III Curso de Produção de Hortaliças. A programação que teve início na manhã desta terça-feira, contou com a participação de agricultores, técnicos, professores e estudantes de escolas agrícolas de todo o Estado do Piauí.

DSC 0196

Ítalo Ludke, Engenheiro Agrônomo da Embrapa Hortaliças

Unindo teoria e prática dos processos de produção, o evento objetiva disseminar entre os presentes a importância do cultivo de hortaliças. "É um curso bem abrangente, que será ministrado em três dias, e que trata de praticamente todo sistema de produção de hortaliças. O projeto que é realizado a partir de uma Emenda Parlamentar, nesse momento entregará uma minibiblioteca para o Colégio Técnico de Teresina, com 120 livros direcionados à produção de hortaliças", declara Ítalo Ludke, coordenador do evento.

DSC 0207 1

Marcos Jacob Almeida, analista da Embrapa Meio-Norte

De acordo com Marcos Jacob Almeida, analista da Embrapa Meio-Norte, os cursos de capacitação ajudarão na melhoria da qualidade das hortaliças plantadas no Estado. "Teresina possui a maior horta urbana da América Latina, mas a qualidade da hortaliça produzida aqui não é tão boa. Então, esses cursos vieram com o propósito de melhorar a qualidade das hortaliças, a partir da formação técnica desses jovens que são profissionais em formação, e que vieram, na maioria das vezes, de famílias agrícolas do Piauí", relata.

DSC 0218

Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú

O Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú, Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), destacou a preocupação do Colégio Técnico de Teresina em dar qualidade ao seu ensino. "Hoje estamos trazendo pessoas renomadas da Embrapa de todo Brasil, para falar de hortaliças, que tem sido o "carro chefe" da nossa alimentação. Por isso, a partir da preocupação com uma série de usos inadequados de produtos químicos, herbicidas e inseticidas, o Colégio vem buscando cada vez mais mostrar para os alunos aquilo que é de melhor, e que pode ser feito a partir da natureza caseira", diz.

DSC 0210

Zenayra Santos, estudante do Colégio Técnico de Teresina

A estudante Zenayra Santos, ressalta a importância da capacitação para a sua formação acadêmica. "Nesses três dias, com o curso da Embrapa, eu vou aprender mais sobre o plantio de hortaliças, tirar todas as minhas dúvidas, e  ganhar uma experiência única na minha formação enquanto estudante do ensino médio", diz.

DSC 0240

O III Curso de Produção de Hortaliças segue até quinta-feira (24)