Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bate-papo: "Lei Maria da Penha - 10 anos"

Bate-papo: "Lei Maria da Penha - 10 anos"

Com o intuito de estimular o debate sobre a violência doméstica, além de celebrar os 10 anos da lei Maria da Penha, foi realizado na tarde desta quinta-feira (17) o bate-papo: "Lei Maria da Penha - 10 anos". O encontro é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET-Serviço Social) que participou da produção do projeto "A Lei Maria da Penha nas escolas" juntamente com o PET Integração da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O projeto é uma idealização do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID/ MP-PI), Defensoria Pública do Estado, assim como outras entidades do segmento público.

DSC_0076.JPG

Mesa de discussão do Bate-Papo

Na ocasião, estiveram presentes a psicóloga Cinara Veras representando o promotor Francisco de Jesus Lima (NUPEVIP/MP-PI); a Profa. Ms. Marcela Castro Barbosa; a Profa. Amparo Veloso (SEDUC); e a estudante do Curso de Serviço Social, Rafaela Silva.

Segundo a estudante do oitavo período em Serviço Social, Ravena Barroso, o projeto foi executado entre os meses de maio e dezembro de 2015. "Neste ano, nós chegamos a fase de interiorização do projeto que consiste em sua expansão. Diferentemente de Teresina, em algumas localidades no interior não há o conhecimento sobre a lei Maria da Penha e os direitos daqueles que sofrem violência doméstica. Então, a partir disso, nós tivemos que reelaborar a cartilha produzida pelo Ministério Público. A UFPI auxiliou na impressão de 2500 exemplares para que pudessem ser distribuídos por estudantes e professores na rede estadual de ensino", pontuou.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por três dimensões: ensino, pesquisa e extensão. Estudantes e professores tutores participam do programa desenvolvendo os trabalhos. De acordo com a tutora Profa. Dra. Maria Dalva Ferreira, a colaboração dos acadêmicos da UFPI aparece no âmbito de suscitar a discussão sobre violência dentro do ambiente da rede escolar. "O trabalho é interessante por vincular uma série de instituições. A discussão é necessária, uma vez que, nem todos têm conhecimento do que se trata a lei Maria da Penha. Então, nesse sentido, ao longo da execução do projeto, os nossos estudantes ganharam muito pela aproximação com o público infanto-juvenil", frisou.

DSC_0073.JPG

O evento também foi marcado pelo lançamento da cartilha sobre a Lei Maria da Penha

A psicóloga do NUPEVIP/MP-PI, Cinara Veras, iniciou a mesa ao tratar do surgimento do projeto. O projeto foi proposto no ano de 2012 quando o promotor Francisco de Jesus Lima sugeriu em levar a discussão sobre violência doméstica familiar até os estudantes. "No começo, nós conseguimos atingir três escolas. Eu considero um pontapé, porque nós iríamos trabalhar com a esfera do direito, psicologia, serviço social, além de estudantes, professores e familiares. A nossa intenção ao tocar o projeto era atingir a comunidade, por meio da esfera escolar", finalizou.

DSC_0089_1.JPG

Bate-Papo aconteceu na sala 358 do CCHL/UFPI