Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividades do IntegraHans/PI reúnem estudantes e professores na UFPI

Atividades do IntegraHans/PI reúnem estudantes e professores na UFPI

DSC_0078.JPG

Prof. Dr. Ana Lúcia Costa Franco ministrando a aula “Reação hansênica".

Na tarde desta quarta-feira (16) aconteceu no prédio da Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a oficina de abertura do projeto IntegraHans/PI com a aula “Reação hansênica” ministrada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Costa Franco.

O Integrahans/PI consiste em um conjunto de ações vinculadas à vigilância em saúde que contempla desde a pesquisa e a atenção integral às pessoas com hanseníase e seus familiares (diagnóstico, tratamento e vigilância de contatos; prevenção de incapacidades físicas e reabilitação) até a qualificação da rede de atenção à saúde, para o atendimento aos casos.

A pesquisa por iniciativa do programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretarias de Saúde Estadual, e municipais de Picos e Floriano. Conta ainda com o apoio de organizações não governamentais como a NBR Brasil e CIOMAL. A oficina tem um intuito de empoderar o conhecimento das pessoas na questão da hanseníase. Durante as atividades serão construídos boletins epidemiológicos para a população do estado do Piauí entender mais sobre a doença e seus riscos à saúde.

DSC_0080.JPG

Prof. Olivia Dias fala sobre o Integrahans/PI na UFPI.

A Profa. Olivia Dias fala sobre o Integrahans/PI na UFPI. “Durante as atividades, vamos propor um projeto para a gestão do estado e coletar todos os dados de como a doença se comportou no ano de 2015, se tiveram mais ou menos casos graves. Com o resultado desse projeto vamos planejar políticas e intervenções para a gestão e ensinar os alunos a trabalhar com o sistema de reações hansênica do ministério da saúde”, concluiu.

DSC_0089.JPG

Sebastião Sena, Técnico em Sistemas de Informação.

O Técnico em Sistemas de Informação, Sebastião Sena, fala da importância do projeto para o estado. “ A UFPI junto a equipe de mestrandos tem um trabalho importante para o IntegraHans, pois a avaliação epidemiológica no Piauí ajuda a população a ter conhecimento sobre a hanseníase, que ainda é uma doença negligenciada no estado, pois foram descobertos 22 casos, 15 em Floriano e 7 em Picos, isso foi possível graças as pesquisas do IntegraHans”, finalizou.

DSC_0075.JPG