Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Seminário de Saúde no contexto da Violência e Abuso de Drogas
Início do conteúdo da página

II Seminário de Saúde no contexto da Violência e Abuso de Drogas

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nesta quinta-feira (17), será realizado o II Seminário de Saúde no contexto da Violência e Abuso de Drogas com coordenação da Profa. Dra. Márcia Astrês e Profa. Dra. Claudete Monteiro. O evento, que acontece das 14 às 18h no auditório da Pós-Graduação em Enfermagem, faz parte da Disciplina violência e drogas no contexto social, político e de saúde, além de ser aberto ao público.

A Professora Márcia Astrês destaca a importância de se discutir a temática com o público estudantil. "O primeiro contato do indivíduo com as drogas ocorre, em geral, na adolescência, sendo a fase de maior vulnerabilidade para experimentação das substâncias psicoativas, a exemplo do álcool, tabaco e outras drogas. Pode-se frisar a curiosidade entre os fatores que contribuem para o início do uso, assim como a busca por novas experiências, além de aspectos relacionados à família e a facilidade de acesso. Há de se levar também em consideração que o uso de substâncias psicoativas podem levar a consequências negativas para quem as utiliza, a citar o sexo desprotegido, decadência no desempenho acadêmico, absenteísmo no trabalho, síndrome amotivacional, além de outras consequências negativas como cirrose hepática, intoxicações agudas, violência e acidentes de trânsito", afirmou.

Com relação ao álcool, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que a droga é consumida por grande parte das pessoas na maioria dos países do mundo e que a cada ano, cerca de dois bilhões de pessoas consomem bebidas alcóolicas, correspondendo a 40% da população mundial acima de 15 anos de idade e que 76,3 milhões possuem transtornos diagnosticados devido ao uso do álcool. "Portanto, é imperativo abordar o tema no meio acadêmico tendo em vista que o uso de substâncias psicoativas é um sério problema de saúde pública, sendo importante  o desenvolvimento de seminários e eventos desta natureza com intuito de alertar a população e  contribuir para a redução de danos decorrentes do uso de tais substâncias", finalizou a professora.

Confira a programação.

Mais informações pelo telefone: (86) 3215-5558

Fim do conteúdo da página