Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividade de extensão "Jornada em saúde bucal" atende zona rural de Teresina

Atividade de extensão "Jornada em saúde bucal" atende zona rural de Teresina

saudebucal.jpg

Estudantes do Curso de Odontologia fazem parte do projeto "Jornada em saúde bucal para comunidades rurais de Teresina"

No dia 04 de novembro de 2016 as professoras de Odontologia em Saúde Coletiva, Cacilda Castelo Branco Lima, Carolina Veloso Lima e Marcoeli Silva de Moura, 31 formandos da 92ª turma do curso de Odontologia da UFPI juntamente com a Equipe de Saúde Bucal (CD Rômulo Gueth Borges do Nascimento e ASB Tânia Pereira da Silva) da localidade Fazenda Nova realizaram a atividade de extensão "Jornada em saúde bucal para comunidades rurais de Teresina".

Os formandos do curso de Odontologia da UFPI realizam estágio extramuros supervisionado nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana de Teresina, mas ainda não haviam tido experiência em atuar com comunidades rurais. Essa atividade teve por objetivo estabelecer intercâmbio de conhecimentos de Atenção Básica em Saúde Bucal entre o curso de Odontologia da UFPI e uma Unidade Básica de Saúde na zona rural do município de Teresina-PI; permitir que os acadêmicos em Odontologia da UFPI conheçam o contexto do Programa Saúde na Escola em uma unidade escolar da zona rural de Teresina; e contribuir para o cumprimento dos componentes I e II (I. Avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública; e II. Promoção da saúde e de atividades de prevenção) do Programa Saúde na Escola (PSE), pactuado entre a equipe de saúde bucal da Unidade Básica de Saúde do território adstrito e a direção da Escola Municipal Coronel Boavista.

saudebucal01.jpg

Orientação sobre saúde bucal para estudantes de escola municipal de Teresina

Todos os alunos da escola receberam orientações sobre saúde bucal e foram convidados para um exame da cavidade bucal. Foi realizado exame clínico de 120 escolares, que receberam escovas dentais e foram orientados individualmente sobre escovação dentária e cuidados com a boca e dentes. Os escolares que possuíam necessidades clínicas que podiam ser resolvidas nas dependências da escola foram atendidos. Foram realizadas 90 restaurações pela Técnica Restauradora Atraumática (ART), 20 exodontias e aplicação tópica de flúor. Com esses procedimentos foi possível solucionar os problemas bucais de 70% (85) dos escolares atendidos.

Segundo a Professora Marcoeli Moura, o acolhimento na escola tanto por parte da direção na pessoa do Prof. Antonio Paulo Gentil Dantas, quanto pelos escolares foi muito bom. "Foi um dia de muito aprendizado, com trocas de experiências que foram vivenciadas por ambas as categorias de estudantes, e gratificante para as professoras que puderam constatar o amadurecimento dos formandos ao longo do curso. E ainda, a oportunidade de recuperar a saúde bucal de crianças e adolescentes que tem acesso dificultado ao atendimento odontológico", pontuou.

Ao final da Jornada, a Profa Marcoeli constata que além de cumprir os objetivos, se pretende transformar a realidade existente nas comunidades atendidas, despertando o  ambiente escolar para a mudança de comportamento e aquisição de hábitos bucais saudáveis. "Nessa perspectiva, o deslocamento da universidade para fora de seus muros favoreceu uma aproximação com comunidades rurais, partilhando experiências e prestando assistência direta. Essa atividade de extensão também amplia os horizontes do curso de Odontologia e serve de impulso para o planejamento de novas ações em outras comunidades rurais de Teresina", finalizou.

Confira mais fotos:

saudebucal02.jpg