Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro "Velhices: Temas emergentes nos contextos psicossocial e familiar"

IMG 3306

O Prof. Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo, do Programa de Pós-graduação em Psicologia e Sociologia da UFPI/CMRV, lançará o livro "Velhices: Temas emergentes nos contextos psicossocial e familiar", juntamente com os professores Dr. Janari Pedrosa (UFPA) e Dra. Deusivania Falcão (USP-LESTE). A obra editada pela Editora Alínea será lançada no dia 31 de novembro, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

O objetivo geral do livro é apresentar contribuições teóricas e práticas sobre temas emergentes e pouco explorados na literatura acerca da velhice e do envelhecimento humano.

Pautando-se na premissa de se compreender o envelhecimento como um processo complexo, sistêmico e multifacetado, é crucial pesquisar sobre temas gerontológicos antigos e atuais, propondo, implementando e reavaliando fundamentos teóricos e práticos nesta área visando, dentre vários outros aspectos, desenvolver programas de promoção à saúde, ao bem-estar e à cidadania, incluindo a defesa dos direitos e combate à violência.

Também é essencial, a criação e o fortalecimento de redes de apoio às pessoas idosas, favorecendo sua integração e atuação social, promovendo a reflexão acerca de imagens heterogêneas e diversificadas da velhice e, portanto, auxiliando na desmistificação de estereótipos, mitos e preconceitos acerca dessa população.