Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ética na pesquisa é tema de minicurso durante XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI

eita_pesquisa_2.jpg

Público esclarece dúvidas sobre limites na realização de pesquisas com seres humanos

Estudantes que participam do XXV Seminário de Iniciação Científica têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos ligados à realização de pesquisas. Na tarde dessa quarta-feira (9), um dos destaques da programação do Seminário foi o minicurso “As Questões Éticas na Pesquisa”, ministrado pela professora Adrianna de Alencar Setúbal, ex-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI.

A professora abordou os cuidados que os pesquisadores devem ter na hora de cadastrar os projetos de pesquisa na Plataforma Brasil e as mudanças ocorridas na resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que normatiza a realização de pesquisas com seres humanos.

Atualmente, a UFPI mantém três comitês de pesquisa nos campi de Teresina, Floriano e Parnaíba para análise e aprovação dos projetos. Além das exigências da formulaçao de um projeto de pesquisa, há também a preocupação com a ética na interlocução com os sujeitos da pesquisa. A apreciação ética dos projetos envolve análise de aspectos variados como gênero, classe social e risco à vida, por exemplo.

etica_pesquisa_3.jpg

Professora Adrianna Setúbal, do Departamento de Ciências Jurídicas, fala dos limites ética na pequisa com seres humanos

Para a professora Adrianna Setubal, o pesquisador não pode se comportar de forma mecânica na colheita de entrevistas para chegar a um resultado. É indispensável valer-se de algumas posturas: colocar-se na posição do entrevistado, respeitando a dignidade da pessoa humana; reconhecer a vulnerabilidade do participante e respeitar seus limites; e considerar as necessidades da pessoa que aceita colaborar com a pesquisa, por exemplo, custeando gastos com alimentação e deslocamentos. Outra questão é esclarecer à pessoa que participa da pesquisa em quais procedimentos ela será envolvida.

“A grande dificuldade do pesquisador é perceber a necessidade de ter atenção ao ser humano que vai colaborar com a pesquisa. Um exemplo disso é achar que as perguntas são simples e não ofensivas aos participantes. Mas até aquele questionamento considerado simples pelo pesquisador pode constranger o participante. A pergunta ‘Quantos televisores você tem em casa?’ pode ser ofensiva a quem não tem nenhum aparelho em casa. Então, no comitê de ética temos o cuidado de orientar os pesquisadores quanto a essas perguntas”, explica Adrianna Setúbal.

Quem aceita conceder entrevista e acha que foi tratado de forma agressiva e desrespeitosa pelo pesquisador deve procurar o comitê de ética em pesquisa e fazer uma reclamação.

“O comitê é aberto tanto para o pesquisador quanto para o participante. E o comitê tem obrigação de buscar esclarecimentos com esse pesquisador. A função do comitê é dizer esse projeto passou por analise e por isso o senhor enquanto participantes está sendo procurado para colaborar. Há inclusive responsabilidade que vão até a esfera penal, com representação na polícia federal. Mas de modo geral, o comitê não recebe muitas reclamações. Sinal de que nossos pesquisadores estão bem orientados”, avalia Setúbal.

Na tarde da quarta (9), ocorreram também os minicursos “Introdução à Análise Estatística de Dados”, com Tito Lívio da Cunha Lopes (Coordenador do Núcleo de Apoio Estatístico à Pesquisa – NAEP/PROPESQ), no Auditório do CT; e “Explorando o Portal de Periódicos da CAPES”, ministrado pela professora Elaine Aparecida da Silva (CT e PRODEMA/UFPI, no Auditório da Farmácia.

A programação do XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI segue nesta sexta-feira, com apresentação de pôsteres e premiação dos melhores trabalhos

etica_pesquisa.jpg

Estudantes de diversos graduações participam dos minicursos do Seminário de Iniciação Científica da UFPI