Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI promove abertura da Campanha Novembro Azul

HU-UFPI promove abertura da Campanha Novembro Azul

Foi realizada na manhã da última segunda-feira (07), a abertura oficial da campanha Novembro Azul, promovida pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), com ações de conscientização, como distribuição de material educativo na entrada principal da Universidade e em setores do hospital, palestras e mesa redonda no auditório do HU. As palestras foram voltadas para o público interno e contaram com a presença de empregados, professores, residentes e alunos. O objetivo da campanha é chamar a atenção para diversos aspectos relacionados à saúde do homem, principalmente a necessidade de prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil.

novembro azul 1

Organizadores da campanha durante abertura do evento

A palestra de abertura foi ministrada pelo Dr. Pablo Aloísio Lima Mattos, médico urologista, membro da Associação Piauiense de Combate ao Câncer (APCC) e da Liga Acadêmica de Urologia da UFPI. Ele enfatizou a relevância da Campanha, exibindo dados sobre o câncer de próstata, e ressaltou que a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a de que, até o final de 2016, sejam registrados 61 mil casos no Brasil. De acordo com o urologista, a chance de cura da doença é de 90% nos casos em estágio inicial, daí a importância do diagnóstico precoce.

novembro azul 3

Palestra do médico urologista, Dr. Pablo Aloísio Lima Mattos

O psicólogo Raul Rios abordou, em sua palestra, diversos aspectos psicológicos relacionados à saúde do homem. "Nosso objetivo é falar sobre os preconceitos, os tabus e as representações sociais que os homens têm em relação ao exame do toque e como isso pode ser resignificado para o homem, fazendo com que ele diminua a resistência em relação ao exame preventivo".

novembro azul 4

Aspectos psicológicos relacionados à saúde do homem são tema da palestra do psicólogo Raul Rios

Programação - A enfermeira Danielle Mendes, que integra a comissão organizadora da Campanha Novembro Azul do HU-UFPI, informou que as ações voltadas para o público em geral, especialmente para os usuários dos serviços do hospital, serão realizadas a partir do dia 17 de novembro e envolverão diversas atividades educativas e preventivas voltadas para saúde do homem.

Câncer de Próstata - A recomendação é que o primeiro exame de sangue conhecido como PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família. Mas, para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. "A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, com o toque retal, é o caminho para a detecção precoce do câncer de próstata", ressalta o Dr. Eulálio Damásio, médico urologista e Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI.

Diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata tem 90% de chance de cura. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele.