Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do XXV Seminário de Iniciação Científica

UFPI realiza abertura do XXV Seminário de Iniciação Científica

DSC 0897

O XXV Seminário de Iniciação Científica da UFPI teve início na manhã de hoje (09), em cerimônia realizada no Cine Teatro da Instituição, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, assim como expor os resultados obtidos na produção científica. A solenidade de abertura contou ainda com a Camerata Professor Emmanuel Coelho Marciel, dirigida pelo Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins.

DSC 0935

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI, destacou o apoio da atual gestão à pesquisa, garantindo as bolsas PIBIC/UFPI e assegurando para 2017 todas as ofertas de bolsas nas outras modalidades. “A XXV edição do Seminário foi marcada pelo expressivo número de trabalhos inscritos, mais de 800, mas sobretudo também por sua qualidade. Alguns deles já premiados em nível nacional e internacional. Portanto, a Universidade considera o momento de festa, e parabeniza a todos os estudantes que desenvolveram seus trabalhos e apresentarão nessa XXV edição do Seminário de Iniciação Científica da UFPI”, declara.

DSC 0920

Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, destacou a iniciação científica como fundamental para quem deseja ingressar em uma pós-graduação. “Nós estamos no XXV Seminário de Iniciação Científica da Universidade e esse é um evento que recruto como um dos mais importantes da área de pesquisa, que envolve quase 2 mil pessoas. Considero a iniciação científica como um passo muito importante para os alunos de graduação, que em grande parte, voltarão para a Universidade nos Programas de Pós-Graduação”, ressalta.

DSC 091500

Coordenadora de Pesquisa da UFPI, Profa. Dra. Jaíra Alcobaça

A Profa. Dra. Jaíra Alcobaça, Coordenadora de Pesquisa da UFPI, enfatizou o crescimento de alunos envolvidos com a iniciação científica. “Nós temos a cada ano uma participação maior de jovens pesquisadores, orientados pelos docentes. Isso se reflete em alunos se destacando em eventos nacionais, publicando em revistas renomadas, complementando assim a sua formação acadêmica”, acentua.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica, Francisco Leão, é bolsista da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e apresentará seu trabalho “Técnicas de navegação robótica” nessa XXV edição do Seminário. “A iniciação científica permite ao aluno expandir seus conhecimentos e se preparar para um mercado de trabalho mais promissor”, aponta.

DSC 0940

Público do XXV Seminário de Iniciação Científica

Com realização da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPI, o evento contará com minicursos, exposição de pôsteres, apresentações orais, reuniões de avaliação e lançamento de livros.

Confira o vídeo:

PIB.gif