Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: UFPI realiza pesquisas no Cerrado-Caatinga

Bom Jesus: UFPI realiza pesquisas no Cerrado-Caatinga

O Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus, tem evoluído na questão de qualificação de recursos humanos. Desde a implantação do polo em 2006, várias pesquisas foram realizadas em foco nas especificidades da região sul do estado.

Pensando nisso a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) cooperam para o Programa de Desenvolvimento Cientifico Regional (DCR). Segundo a gerente técnica da Fapepi, Eliana Abreu, explica como funciona o programa. “O DCR tem o intuito de atrair pesquisadores doutores de outras regiões do país para o Piauí. Após a seleção via edital, os pesquisadores se dirigem para instituições como a UFPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI), e a Embrapa. O pesquisador irá se integrar ao grupo de pesquisas já existentes ou criar novos grupos”, concluiu.

O programa DCR tem bolsistas em várias cidades do estado como Piripiri, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente, Picos e Parnaíba. Um destaque do programa é o projeto “Diversidade de moscas-das-frutas e seus parasitoides no cerrado piauiense” da professora Gleydiane Novais Lopes Mielezrski, bolsista do DCR, através do edital n° 006/2014/ FAPEPI/CNPq.

Inicialmente os estudos têm sido desenvolvidos na área de ecótono Cerrado-Caatinga pertencente à UFPI/CPCE, em pomar de caju e em área urbana. Os estudantes de graduação de Biologia e Agronomia colaboram com os estudos e têm mostrado interesse na pesquisa. Além do projeto de diversidade de moscas-das-frutas aprovado pela Fapepi, também estão sendo conduzidas outras pesquisas, como Diversidade de Insetos de Solo e levantamento de Insetos Galhadores em área de transição Cerrado-Caatinga.

*Com informações do Jornal Meio Norte