Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão realiza discussão em torno da PEC 241
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão realiza discussão em torno da PEC 241

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

DSC_0863_1.JPG

Professores discutem sobre a PEC 241/2016

Com o intuito de suscitar o debate científico no âmbito do entendimento da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 241/2016, assim como capacitar estudantes, profissionais e o público em geral, realizou-se na tarde desta segunda-feira (31), o evento "PEC 241 e as perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos". Na oportunidade, a mesa de discussão foi conduzida pelo Prof. Dr. Samuel Costa Filho, Prof. Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro e Prof. Francisco Eduardo de Oliveira Cunha. O evento é uma realização do Departamento de Economia, projeto Sexta Básica e Centro Acadêmica de Economia (CAECO).

DSC_0849.JPG

Docente do Curso de Economia, Prof. Dr. Samuel Costa Filho

Segundo o Professor Samuel, os debatedores da mesa irão esmiuçar a temática em consonância com as perspectivas que a economia apresenta. "Quando se trata da PEC na minha linha de pesquisa, a socialdemocracia, o Estado deve atuar em benefício da sociedade, por meio de políticas públicas e geração de empregos. Então, a aprovação de uma lei que limita a atuação do estado penaliza a população, uma vez que, será uma medida que priorizará as elites", afirmou.

DSC_0851_2.JPG

 Docente do Curso de Economia, Prof. Francisco Eduardo de Oliveira Cunha

O Professor Francisco Eduardo introduziu a análise contra-hegemônica seguindo preceitos marxistas para discorrer acerca do assunto. "A minha concepção da PEC está centrada em duas grandes ideias. Primeiramente vou desconstruir a premissa central da PEC. A proposta alega que a evolução dos gastos primários ocasionou o déficit nas contas públicas. Em seguida, pretendo também desconstruir sobre a queda das receitas afetou o caráter negativo nas contas públicas", pontuou.

DSC_0862_2.JPG

Diretor da EDUFPI e docente do Curso de Economia, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

Durante a ocasião, o Professor Ricardo Alaggio se propôs a desmembrar a análise em três aspectos. "Em primeiro lugar, a PEC configura uma importância no contexto da crise nacional. No momento nós também podemos discutir os motivos pelos quais a crise fiscal eclodiu. Além disso, existem aspectos não só vinculados a uma racionalidade econômica, mas também como respostas às determinadas quebras institucionais. Até certo tempo havia o fundamento institucional da lei de responsabilidade fiscal, mas que se percebeu a ausência de consistência no governo anterior", finalizou.

A discussão "PEC 241 e as perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos" faz parte do Projeto de Extensão "Sexta Básica: debates necessários para entender economia". O projeto tem por objetivo possibilitar aos discentes do Curso de Economia e todos aqueles interessados em temas econômicos, uma melhor compreensão acerca da conjuntura econômica estadual, nacional e mundial; bem como promover a cultura do debate, amplo e sistemático, como espaço de fortalecimento da reflexão e do agir no Curso e na sociedade.

DSC_0860.JPG

Mesa-redonda foi realizada no auditório Noé Mendes (CCHL/UFPI)

Fim do conteúdo da página