Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do 1º Seminário de Acompanhamento, Avaliação e Integração da Chamada MCTI/CNPq/FNDCT

Teve início no dia 24 de outubro o 1º Seminário de Acompanhamento, Avaliação e Integração da Chamada MCTI/CNPq/FNDCT Ação Transversal Nº 79/2013 - Redes Regionais de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia. O encontro aconteceu na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.

A Profa. Dra. Juliana do Nascimento Bendini, docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, em Picos, representou o subcoordenador do Projeto “Avaliação do potencial das matas dos cocais para a produção de pólen apícola”, Prof. Dr. Darcet Costa Souza (DZO/CCA), vinculado à Rede Pindorama (Aproveitamento dos recursos e resíduos das palmeiras) – RENORBIO.

reuniao cnpq

Profa. Juliana Bendini (ao centro) com os professores coordenadores dos demais subprojetos da Rede Pindorama (Ufba, Uesc e Ufrpe) na sede do CNPq

A rede Pindorama é coordenada pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Ribeiro dos Santos da Universidade Estadual de Feira de Santana e é constituída por outros 4 subprojetos coordenados por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Estadual de Santa Cruz. Os Professores Doutores Sinevaldo de Gonçalves Moura (Bom Jesus) e a Profa. Juliana do Nascimento Bendini são membros do subprojeto que visa avaliar a produção do pólen apícola proveniente das palmeiras babaçu e buriti.

A Profa. Dra. Maria Acelina Martins de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, também representou a UFPI como subcoordenadora do projeto associado “Avaliação do potencial de células-tronco no cultivo in vitro de folículos pré-antrais caprinos e na regeneração in vivo de tecido ovariano lesionado”, vinculado à Rede de Pesquisa do Ovário Artificial, coordenado pelo Dr. José Ricardo de Figueiredo e constituída por subprojetos coordenados por pesquisadores da UFC, UNIFOR, UNIVASF e UFERSA.

As redes regionais Bionorte, Renorbio e Pro-Centro-Oeste visam fortalecer a capacidade regional de pesquisa e a formação de recursos humanos de modo interdisciplinar nas áreas de biotecnologia e biodiversidade, na Amazônia Legal, no Nordeste e no Centro-Oeste, respectivamente, contribuindo para a conservação e o desenvolvimento sustentável dessas regiões.