Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Bom Jesus apresentam trabalho na Mostra Nacional de Robótica

Nesta terça-feira, dia 11 de outubro de 2016, alunos do Curso Técnico em Informática do Colégio Técnico de Bom Jesus apresentaram projeto na Mostra Nacional de Robótica (MNR 2016), na cidade de Recife, Pernambuco.

A equipe composta pelas alunas Mariana Santos do Lago, Beatriz da Costa Soriano, Vanessa Sousa Vieira e Thalia Soares de Oliveira sobe a orientação do Prof. Allan Jheyson Ramos Gonçalves desenvolveu um protótipo de monitor cardíaco, utilizando material de baixo custo.

O projeto propõe que um médico possa monitorar os batimentos cardíacos de seus pacientes através de um smartphone com acesso à internet. A ideia é que o médico seja notificado quando alguma anomalia for detectada pelo sensor, que está junto ao corpo do paciente, de modo não invasivo.

A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Se destina a todo aluno matriculado no ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular em instituição oficial de ensino pública ou privada, bem como alunos de cursos superiores, estudantes de pós-graduação ou pesquisadores da área.

ghfjfj

Equipe gravando vídeo de demonstração do projeto

O projeto está em desenvolvimento e visa proporcionar uma alternativa viável para pacientes cardíacos. Algumas modificações ainda serão realizadas para reduzir o tamanho e melhorar a precisão do sistema. A equipe, juntamente com o orientador, Prof. Allan Jheyson Ramos Gonçalves, agradecem a toda a Família CTBJ pelo apoio recebido.

fjfjhg

Mariana, Beatriz, Vanessa e o Orientador, Prof. Allan Jheyson