Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de premiação da Olimpíada Piauiense de Química e Olimpíada Norte-Nordeste

Aconteceu na noite da última sexta-feira (07), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a solenidade de premiação da Olimpíada Piauiense de Química Edição 2014 e 2015, e de destaques da Olimpíada Norte-Nordeste.

DSC_0211.JPG

Mesa de abertura

A solenidade contou com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; do Coordenador Nacional do Programa Olimpíada Brasileira de Química, Prof. Dr. Sérgio Maia Melo; e do Coordenador dos Cursos de Graduação em Química das Olimpíadas Piauiense de Química, Prof. Dr. José Milton Elias de Matos.

DSC_0278.JPG

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Na ocasião, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância do evento e o apoio que a Instituição disponibiliza para sua realização, pois para ele não só a ciência ganha futuros pesquisadores, mas também os estudantes tem a possibilidade de aprimorar seus conhecimentos. "É um prazer estar aqui hoje acompanhando a premiação da Olimpíada Piauiense e Norte-Nordeste de Química. Nós temos destaques de escolas piauienses no ENEM que obtiveram boas notas na redação, mas é interessante frisar que os estudantes piauienses também se destacam na Olimpíada Brasileira de Química e nos concursos para egresso de qualquer universidade pelo país à fora. Portanto, parabéns aos nossos estudantes e esperamos que isso continue servindo de motivação para crescermos cada vez mais", pontuou.

DSC_0276.JPG

O Prof. Dr. Sérgio Maia Melo ressaltou o crescimento do Programa Olimpíada Brasileira de Química. "Nós iniciamos há 21 anos e contávamos apenas com 186 jovens. Esse ano nós alcançamos o número de 316 mil participantes, então houve crescimento considerável. Além disso, é preciso verificar que os jovens que passaram pelo programa atualmente desempenham trabalhos como docentes ou na indústria química", afirmou.

Para o Coordenador dos Cursos de Graduação em Química das Olimpíadas de Química, Prof. Dr. José Milton Matos, a premiação traz para os estudantes envolvidos uma relação mais aprofundada com a Química, despertando novas curiosidades. "As olimpíadas despertam ainda mais o interesse pela disciplina. Muitos saem daqui escolhendo a Química como futura profissão", finalizou o professor.

DSC_0269.JPG

Evento de premiação aconteceu no Cine Teatro da UFPI