Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e rede Pense Piauí reúnem autoridades em defesa da Serra da Capivara

UFPI e rede Pense Piauí reúnem autoridades em defesa da Serra da Capivara

DSC_0208.jpg

Na manhã desta sexta-feira (07), a rede Pense Piauí realizou no auditório do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (CCN-UFPI) a primeira reunião para tratar do Parque Nacional Serra da Capivara. O encontro foi o início do plano de desenvolvimento que deve trazer resultados efetivos à unidade de conservação brasileira.

Na ocasião, estiveram presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o desembargador federal Carlos Brandão, a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho; a coordenadora da Fundação Nacional Museu do Homem Americano (FUNDHAM), Rosa Trarajo; além de representantes de diferentes segmentos do estado.

foto001.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou o compromisso da Instituição com a defesa da Serra da Capivara. "A UFPI contribui com o crescimento do nosso estado, e nós queremos ampliar essa contribuição. A Administração Superior se coloca à disposição em relação a tudo que esteja ao nosso alcance. Nesse sentido, esperamos colaborar com a Rede Pense Piauí", frisou.

Desembargador federal, Carlos Brandão.

Segundo o desembargador federal, Carlos Brandão, a rede Pense Piauí tenciona desenvolver três eixos no Parque Nacional Serra da Capivara que beneficiem as áreas de  gestão, arqueologia e turismo. "Nós precisamos estabelecer mecanismos de ligação com as instituições de inteligência do nosso estado, e a partir disso criar um coletivo. Então, a proposta da nossa rede é congregar esses distintos órgãos em um espaço de interação para a promoção da troça de conhecimento e o fortalecimento do projeto", ressaltou.

DSC_0197.jpg

Vice-governadora Margarete Coelho.

A vice-governadora Margarete Coelho pontuou em seu discurso a importância de participar como cidadã da rede Pense Piauí. "Eu sinto a gratificação em fazer parte de um grupo com essa responsabilidade social. Para mim, como vice-governadora do estado é uma alegria poder estar cada vez mais próxima do Parque Serra da Capivara na qualidade de gestora", afirmou.

A rede Pense Piauí existe há cerca de dois anos e tem o objetivo de unir técnicos qualificados e de atuação relevante da sociedade piauiense em prol do crescimento do Piauí. A rede reúne 600 colaboradores dos campos político, ambiental, cultural entre outras áreas do conhecimento.