Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Outubro Rosa: HU-UFPI promove ação de conscientização

Outubro Rosa: HU-UFPI promove ação de conscientização

IMG 7913

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) promoveu, nesta quarta-feira (05), uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento integra o Outubro Rosa, campanha de dimensão internacional, que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos.

A programação se estende até o dia 26 deste mês e incluiu palestras, distribuição de material informativo e atividades educativas voltadas às usuárias dos serviços do hospital e, também, às funcionárias do HU-UFPI. “Além do atendimento regular às pacientes do Sistema Único de Saúde, estamos realizando, neste mês, atendimento médico por mastologista e exames voltados às funcionárias, uma vez que se dedicam a cuidar da saúde de suas pacientes, mas, às vezes, se esquecem da própria saúde”, explica a enfermeira Geisa Machado, integrante da comissão organizadora do evento.

IMG 7898

Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente

Na solenidade de abertura, o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, destacou a importância da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do hospital, por possibilitar ao paciente do Serviço Único de Saúde (SUS) o acesso ao tratamento do câncer no Piauí. “A Unacon se centra no tratamento dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no estado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer: próstata, colo do útero, pulmão, colo retal e mama feminina. E, ao se voltar para o câncer de mama, encontra-se em sintonia com os objetivos da campanha Outubro Rosa, ideais que motivaram toda a nossa equipe”.

IMG 7915

Cancerologista da Unacon,Dra. Cristiane Amaral dos Reis

Cancerologista da Unacon, a Dra. Cristiane Amaral dos Reis proferiu a palestra intitulada “Prevenção e noções básicas sobre o câncer de mama”, destacando a importância do autoexame e da realização de exames que buscam o diagnóstico precoce, como a mamografia.

IMG 7905

Dra. Patrícia Burlamaqui Carvalho, médica ginecologista e obstetra

A Dra. Patrícia Burlamaqui Carvalho, médica ginecologista e obstetra, da Unidade de Apoio à Saúde da Mulher (UASM), destacou que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 58 mil casos, em 2016, de câncer de mama no Brasil. “Os dados reforçam a importância do Outubro Rosa, que objetiva divulgar informações, conscientizar a população, promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução de mortes que tenham como causa o câncer de mama”, pontuou.

A programação contou também com o relato de uma paciente oncológica, Vânia Rozzett Oliveira, sobre sua vivência. “O apoio dos familiares e amigos me trouxe até aqui e foi fundamental para o enfrentamento da doença. Saber que você não está sozinha nesta jornada faz toda a diferença”, afirmou. Na oportunidade, Vânia Rozzett lançou o livro “Reagindo diante de notícias ruins”, uma forma de compartilhar sua experiência com outras pessoas.

As atividades do Outubro Rosa no HU-UFPI estão sendo promovidas pelas equipes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, da Unidade de Apoio à Saúde da Mulher e do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). “O engajamento de várias equipes propicia uma ação mais ampla, objetivando a sensibilização da população e do público interno do HU acerca da necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama”, observa a enfermeira Doralice Lopes, integrante da comissão organizadora. Ela informa, ainda, que até o dia 26 de outubro as atividades terão continuidade, com ações voltadas a diferentes públicos, incluindo desde as pacientes da Unacon até as funcionárias do HU-UFPI.

Confira mais fotos:

IMG 7899