Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FADEX e SEDET discutem projeto para aproximar academia e setor empresarial
Início do conteúdo da página

FADEX e SEDET discutem projeto para aproximar academia e setor empresarial

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

fadex sedet

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Tecnológico (SEDET) está realizando um projeto- piloto que irá aproximar academia, setor empresarial e o Estado, com o objetivo de fomentar a inovação de produtos e processos produtivos. Reconhecendo o know-how da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), a Secretaria, por meio da sua Superintendência de Ciência e Tecnologia, convidou a FADEX para auxiliar na promoção da associação empresas-academia, com a finalidade de identificar pontos, melhoria e inovação.

Para tratar da parceria entre os órgãos, o Superintendente da FADEX, prof. Dr. Lívio Nunes e o Superintendente de Ciência e Tecnologia da SEDET, Dr. Tiago Carvalho, se reuniram na quinta-feira (29), na sede da Fundação. Os professores do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Edson Cavalcanti, do curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais, e Francisco Pinheiro, do curso de Engenharia de Produção, participaram do encontro que definiu como será realizada a parceria entre os órgãos. 

De acordo com Tiago Carvalho, a SEDET, em parceria com a Associação Industrial do Piauí (AIP), está articulando ações para fomentar a inovação nas empresas do Estado. “Três empresas filiadas à AIP, do ramo cerâmico, extrativista e de serviços, estão abrindo suas portas para que pesquisadores possam indicar alternativas de desenvolvimento”, explicou o Superintendente. 

O Superintendente Lívio Nunes destacou que este é um projeto-piloto que irá modificar positivamente a relação academia-indústria. “A FADEX tem expertise para indicar os profissionais, tanto da UFPI quanto de outros centros de pesquisa, com afinidade nas áreas de atuação que a AIP necessita. Para dar celeridade ao processo, nos reunimos com professores do Centro de Tecnologia para identificar os pesquisadores mais aptos a atuarem nas empresas interessadas”, finalizou.

*Com informações do site da FADEX 

Fim do conteúdo da página