Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do evento “A historicidade dos processos comunicacionais”
Início do conteúdo da página

Abertura do evento “A historicidade dos processos comunicacionais”

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Teve início na noite desta quarta-feira (21), o evento "A historicidade dos processos comunicacionais: IV Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros”. O evento, que se estende até esta sexta-feira (23), tem por intuito discutir os processos comunicacionais do ponto de vista da historicidade. A programação do encontro foi ainda precedida pelo pré-evento “I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação”, que teve suas atividades desenvolvidas nos dias 19 e 20 de setembro no auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI).

DSC 0559

Primeira mesa do evento com Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, Prof. Dr. Elton Antunes e Prof. Dr. Bruno Martins

Iniciando a série de discussões, a primeira mesa trouxe a temática “Linguagem, sentido e figuras do contexto na historicidade de fenômenos comunicacionais”. A conferência foi mediada pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.

Entre os debatedores estava o Prof. Dr. Bruno Martins. O docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deu início a sua fala apresentando o trabalho partilhado entre os pesquisadores Ana Paula Goulart e Elton Antunes. “Nós trouxemos um resultado parcial do texto. Então, a proposta deste trabalho é aproximar indagações diárias e conceitos relativamente distintos, a partir das nossas experiências como pesquisadores.  Ao exemplo do conceito de contexto, nós procuramos problematizar a ideia de contexto como um estabilizador para as narrativas dos meios de comunicação e um estabilizador para a própria história”, afirmou.

Em sequência, o Prof. Dr. Elton Antunes continuou a discussão na mesa. “É fundamental ter uma dominância na nossa perspectiva de análise dos fenômenos comunicacionais para pensar o contexto dentro de certas abordagens como as ciências sociais, a história e o campo das linguagens. Então, nós estamos nos apoiando em determinados autores não necessariamente dominantes em cada campo, mas que ajudem a romper a perspectiva naturalizada do contexto”, pontuou.

DSC 0553

Programação acontece no Executive Flat

Durante esta quinta-feira (22) serão promovidas as mesas “A instabilidade temporal do contexto: perspectivas em diálogo” e “Comunicação, Historicidades e Temporalidades” nos horários de 9 às 11h e 11 às 13h, respectivamente.

O IV Encontro de Grupos de Pesquisas Brasileiros é organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC/UFPI), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI), além do apoio da CAPES, CNPQ e FAPEPI.

Confira a programação.

ADESIVO PARA PASTAS

Fim do conteúdo da página