Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > MDMA: docente e pós-graduandos participam de evento científico nacional

MDMA: docente e pós-graduandos participam de evento científico nacional

A mestranda Mirna Andrade Bezerra, os doutorandos Jossivaldo de Carvalho Pacheco e Célia Maria Santos da Silva, e a Profa. Dra. Elaine Aparecida da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participam do V Congresso Brasileiro em Gestão do Ciclo de Vida (V CBGCV), que está sendo realizado desde o dia 19 de setembro, em Fortaleza-CE.

No evento, que encerra nesta quinta-feira (22), foram discutidas várias abordagens da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que é uma ferramenta de gestão ambiental que auxilia a identificação de impactos ambientais potenciais associados a diferentes etapas do ciclo de vida de processos, produtos e serviços.

jkgkg

Jossivaldo de Carvalho Pacheco, Profa. Dra. Elaine Aparecida da Silva e Mirna Andrade Bezerra

O doutorando Jossivaldo Pacheco apresentou o trabalho “Impactos ambientais da produção de ração para frango de corte no Piauí”. Segundo Pacheco, “com o uso da ACV foi possível mostrar que os maiores impactos da produção de ração para frango de corte acontece nas fazendas, em especial, na produção de milho e soja. As principais causas são em decorrência da implantação de novas lavouras via desmatamento, liberação de metais e nutrientes provenientes de fertilizantes e ainda produtos químicos de pesticidas e herbicidas”.

O trabalho “Orientações para implementação do ecodesign em uma indústria moveleira” foi apresentado pela mestranda Mirna Andrade. De acordo com ela, “os processos de pintura e montagem são as etapas que apresentam mais impactos negativos. O primeiro, pela produção de resíduo perigoso (fosfato e solventes) e descarte inadequado; o segundo, pela quantidade de resíduos de plástico, papelão, tecido, perfis e espumas descartados, com reaproveitamento somente do papelão”, explica.

A Profa. Dra. Elaine Aparecida também expôs seu projeto “Produção brasileira ‘visível’ em Avaliação do Ciclo de Vida”, tendo realizado o estudo bibliométrico dos artigos sobre o tema publicados em periódicos indexados na Web of Science. No seu trabalho, é recomendado que, paralelamente à publicação de trabalhos em periódicos de alto impacto, os pesquisadores brasileiros publiquem textos nos moldes do jornalismo científico ou em periódicos indexados em bases com acesso gratuito para que a ACV se torne mais conhecida.

O V CBGCV é promovido pela Associação Brasileira de Ciclo de Vida (ABCV) e organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).