Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Suicídio é tema de palestras no HU-UFPI

Suicídio é tema de palestras no HU-UFPI

IMG 20160914 WA0062

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), por meio da Unidade de Atenção Psicossocial, promove, na próxima segunda-feira (26), o ciclo de palestras "Vamos falar sobre suicídio?", objetivando a conscientização acerca do tema.

A ação acontece no auditório do HU-UFPI, às 8h da manhã, tendo início com a palestra "Suicídio entre médicos e estudantes de Medicina", proferida pelo psiquiatra Dr. Ediwyrton de Freitas Barros. Em seguida, a temática "Suicídio e Luto: da prevenção à posvenção" será abordada pelas psicólogas Patrícia Moreira e Cláudia de Brito.

A programação integra o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com a intenção de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção

O Dr. Ediwyrton de Freitas Barros ressalta que “o comportamento de auto-agressão e sua demonstração mais impactante - o suicídio -, são fenômenos de ocorrência mundial variável, de freqüência crescente nos últimos vinte anos, com grande impacto nas sociedades e que segue sendo, ainda, um desafio em seu enfrentamento”. Ele informa que anualmente registram-se cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde adotou o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Combate ao Suicídio. No Brasil, entidades profissionais ligadas à saúde mental passaram a dedicar o mês de setembro para abordar de forma mais incisiva o tema do comportamento suicida, por meio da campanha Setembro Amarelo.

“Preconceitos, tabus e desinformação contribuem para a mitificação do tema. Espera-se que, através da discussão em diversos espaços, como escolas, universidades, meios de comunicação, empresas e repartições públicas, com divulgação de informações tecnicamente embasadas e combate aos mitos e tabus relacionados ao tema, possa-se atuar de forma preventiva e, assim, reduzir a ocorrência de tão trágico fenômeno”, destaca o Dr. Ediwyrton de Freitas Barros.

O evento é aberto ao público, especialmente a profissionais de saúde, estudantes e residentes, que possam atuar como multiplicadores de informação e aliados no combate ao comportamento suicida.