Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Medicina de Parnaíba apresentam o melhor relato em Congresso Médico

Os acadêmicos Thaís Almada Bastos e Sávio Câmara Vieira de Andrade, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, orientados pelo professor e médico Leonam Costa Oliveira, em coautoria com a acadêmica Ediane Morais de Sousa, participaram como congressistas, co-autores e apresentadores de trabalhos no VII Congresso Nordestino Médico Acadêmico. O evento, que foi realizado em Teresina entre os dias 14 e 18 de setembro de 2016, abordou o tema "As inovações médicas em consonância com a humanização".

Os estudantes Thais Almada e Sávio Câmara com a premiação

Dentre os trabalhos apresentados pelos estudantes, um foi premiado como o melhor na modalidade Relatos de Casos. O trabalho intitulado “Série de casos de Herpes-Zoster: retardo na busca por tratamento” relatou três casos da doença em pacientes que foram atendidos pelo professor orientador e acompanhados pelos acadêmicos.

premiacaomedicina

O trabalho

O professor e médico Leonam Costa Oliveira informou que três pacientes, maiores de 50 anos, procuraram auxílio médico em épocas próximas, no início de 2016, sendo que buscaram e iniciaram tardiamente o tratamento médico para os sintomas da doença, popularmente conhecida como "cobreiro". “Iniciaram com dor e sensação de queimação em região unilateral torácica ou abdominal e não tinham uma ideia exata do que se tratava ou apresentavam constrangimento por causa das lesões de pele, por isso, a demora pela busca de tratamento”, disse.

premiomedicina

Segundo o professor, estudos científicos demonstram que o tratamento deve ser instituído em até 72 horas após o surgimento das lesões, o que contribui significativamente para o desaparecimento das feridas, dos sintomas e das possíveis complicações da doença, por exemplo, a neuralgia pós-herpética. Além disso, é sabido que pacientes acima de 50 anos apresentam maior propensão às complicações da doença.

Ele informou ainda que o tratamento dos três pacientes já foi concluído, com melhoras no quadro clínico. A semelhança de conduta dos pacientes foi o que chamou atenção para a elaboração do trabalho apresentado, pois demonstrou falta de conhecimento por parte dos pacientes sobre as características da doença e seus aspectos relevantes.

“A motivação para elaboração do trabalho se deu para demonstrar à comunidade estudantil e científica as condutas semelhantes da maioria dos pacientes diante de condições de saúde como essa, alertando para a necessidade de se publicizar seus aspectos e a importância da busca pelo seu tratamento imediato”, finalizou o professor.