Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Seminário de Pesquisa do PPGCOM inicia nesta segunda-feira (19)

I Seminário de Pesquisa do PPGCOM inicia nesta segunda-feira (19)

DSC 0469 1

Primeira mesa do dia trouxe a discussão "Economia Política do Jornalismo: conjuntura"

Teve início na manhã desta segunda-feira (19), o I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Seminário antecipa o evento “A historicidade dos processos comunicacionais: IV Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros”, e tem por intuito visibilizar a produção acadêmico-científica do mestrado. A programação do pré-evento acontece no auditório Salomé Cabral, no Centro de Ciências da Educação (CCE/UFPI).

DSC 0465

Coordenadora do Curso de Jornalismo, Profa. Dra. Cristiane Portela, ao lado da Coordenado do PPGCOM-UFPI, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo

Em seu pronunciamento, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo, destaca que esse momento que antecede o IV Encontro de Grupos de Pesquisas Brasileiros se propõe a expor a produção científica desenvolvida pelos grupos de pesquisa em comunicação, além de estimular o sentimento de troca entre os mesmos. “Nós precisamos não só saber o que está sendo produzido em termos de pesquisa, mas também aprender uns com os outros. A metodologia e a solução que um determinado mestrando utilizou para o seu projeto de pesquisa pode servir de inspiração para outro pós-graduando. Então nesse primeiro momento, nós procuramos integrar todo o programa com o objetivo de realizar o intercâmbio de conhecimento”, afirma.

DSC 0436

Profa. Dra. Juliana Teixeira

A primeira mesa trouxe a temática “Economia Política do Jornalismo: conjuntura”, e foi composta por membros do grupo de pesquisa Comum. Segundo a mediadora da conferência, Profa. Dra. Juliana Teixeira, a sua pesquisa de doutorado se insere na perspectiva teórica do grupo em questão. “Dentro da minha fala, busco mostrar como o conceito que proponho de jornalismo audiovisual em dispositivos móveis integra o jornalismo audiovisual com dispositivos móveis”, frisa.

DSC 0455

Mestranda Mary Landim

A mestranda Mary Landim, que recém qualificou o trabalho “TV Antares: a televisão pública na construção de uma cidadania piauiense”, participa da mesa como debatedora. “Levando em consideração a importância da discussão em termos de comunicação pública no atual momento que o Brasil vivencia, é essencial trazer o debate em torno dessa temática. A comunicação pública pode fomentar a construção de uma determinada cidadania, no caso do meu objeto de pesquisa, essa cidadania se remete ao Piauí”, pontua.

O Prof. Me. Renan Marques, que recebeu a titulação em mestre em Comunicação após a defesa da dissertação “Rede Clube: movimentos estratégicos como processo de regionalização e manutenção de liderança no mercado”, também participou da mesa como debatedor. “O meu projeto traz um olhar sobre práticas e estratégias utilizadas pelas emissoras de televisão, sobretudo no processo de convergência e digitalização. Além disso, os próprios movimentos oriundos do mercado”, finaliza.

Ainda nesta segunda-feira (19) acontecerão as mesas “Preparando o tabuleiro: o jogo de estratégias e táticas no Jornalismo” e “História e Memória do Jornalismo Piauiense” nos horários de 16 às 18h e 18 às 20h, respectivamente.

DSC 0478

Com duração de dois dias, o pré-evento I Seminário do PPGCOM-UFPI acontece no auditório Salomé Cabral