Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula Inaugural do Curso de Medicina do Campus da UFPI em Picos

Aula Inaugural do Curso de Medicina do Campus da UFPI em Picos

picos_med.jpg

A aula inaugural do Curso de Medicina, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Picos, está ocorrendo na tarde desta sexta-feira (16). A aula é ministrada pelo professor Dr. Carlos Henrique Nery Costa, do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participa da solenidade.

“Esse é um fato muito importante não apenas para a Universidade, mas para o Piauí, especialmente para a região de Picos. Sabemos que é um sonho antigo daquela região ter um curso de medicina em uma universidade pública e a Instituição está realizando esse sonho, oferecendo um curso de medicina com a qualidade da UFPI. É muito gratificante estar neste momento na Reitoria e poder contribuir para a realização do sonho daquela comunidade. Tenho certeza que esse curso irá contribuir muito para melhorar a qualidade da assistência médica na região de Picos”, declarou o Reitor.

O Curso de Medicina em Picos oferece 30 vagas; as aulas serão ministradas no período vespertino. Dentre os estudantes matriculados, o maior número é de piauienses, também estão nessa primeira turma estudantes oriundos de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Distrito Federal.

A Coordenadora do Curso, professora Patrícia Maria Santos Batista, elogia os estudantes. “O que vem se traduzindo do nosso contato é que são estudantes muito dedicados e estudiosos. Estamos bastante satisfeitos e acreditamos que vamos conseguir fazer um curso de muita qualidade”, afirmou a Coordenadora.

Já foram contratados oito docentes efetivos e a meta é chegar a sessenta professores e quinze técnico-administrativos para atender a graduação. O Campus já tem 21 laboratórios multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão de Ciências Biológicas e Saúde que serão utilizados pelo curso. Além da estrutura já existente nos laboratórios, foram adquiridos novos equipamentos com recursos do Programa Mais Médicos.

Esse será o terceiro curso de medicina da UFPI, o primeiro foi instalado em Teresina quando da formação da Instituição em 1976, e o segundo em Parnaíba, no ano de 2014.

Confira mais no vídeo:

WhatsApp Image 2016 09 19 at 16.12.21